Listening to the rural world, a dense and necessary world of lives, memories, crafts, beliefs and connections with concrete places. Binaural Radio Rural podcast is presented by Binaural Nodar’s coordinator, Luís Costa, and can be subscribed on Soundcloud, Spotify, Apple Podcasts and Google Podcasts.
Episódio nº 25: As gravações não têm culpa: O fio
De Ana Rodríguez.
O podcast Binaural Radio Rural comissionou uma série de três episódios à antropóloga e artista sonora uruguaia Ana Rodríguez, sugerindo um repto simples: o de usar gravações sonoras de arquivo, especialmente aquelas que nunca foram incluídas anteriormente em processos de criação e de devolução.
Esta série de episódios intitulada “As gravações não têm culpa” é, pois, uma tentativa de fazer justiça através da criação com gravações de campo realizadas em Portugal, Uruguai, Brasil e Espanha, as quais ficaram inéditas por problemas de comunicação, de mal-entendidos ou de falta de tempo, espaço ou escuta.
Cada capítulo desta série revive esses registos que mereciam não ficar esquecidos, os quais foram carinhosamente embrulhados em gravações de arquivo, processos de introspecção e narrativas sonoras.
Para o terceiro e último episódio da série “As gravações não Têm culpa”, Ana Rodríguez escreve:
“Aprender a processar é como encontrar uma pérola.
No oceano de osso, uma pessoa não se sabe bem como mover-se.
Esta história avançou por ressonância.
Salva pela música e pelas pessoas, entendi que a melodia toca as feridas e, por isso as revela.
A música é como uma peneira, uma rede que prende os sentimentos que rejeitamos e que os devolve com carinho para nós.
Talvez se eu disser “morreu uma gata”, qualquer pessoa possa entender. Mas não. Não sei o que dói, embora agora saiba onde dói.
Talvez a humidade traga a resposta. Ou a inclinação para ouvir.
Por que gravamos?
Por que as pessoas confiam em nós?
Estamos gratos às comunidades que nos apoiam de diversas maneiras. Aos nossos terapeutas, vizinhos, professores, amigos, ouvintes.
Aos que nos contaram as primeiras histórias e aos que constróem as histórias atuais. E ao tempo, o nosso criador.”
Neste episódio incluem-se gravações de campo incluídas no Arquivo Digital Binaural Nodar. uma improvisação na ponte de Cabaços em Castro Daire, uma ponte de madeira sobre rio Castelo em Nelas, um leilão e uma procissão em Parada de Ester e música numa festa popular em Nodar interpretada pela Orquestra Sons da Beira Alta.
Incluem-se ainda paisagens sonoras gravadas na comunidade rural de Valle Edén, Uruguai, gravados com microfones de contacto e microfones binaurais.
Peça sonora da introdução: Sons do Vale Senales, composição coletiva realizada no Alto Adige, Itália, no contexto de uma masterclass de paisagens sonoras, dirigida por Luís Costa.