[finisˈtɛrra]
Práticas e Teorias para um Fim de Mundo
Uma criação de Sara Vieira Marques
Residência artística
11 a 15 novembro 2024
Lafões Cult Lab (Vouzela)
Uma coprodução entre a Binaural Nodar e o Município de Vouzela.
[finisˈtɛrra] é a mitologia de um lugar que evoca o fim do mundo. É também o nome deste projecto de investigação, que usa a escuta como ferramenta para imaginar o que existirá para lá desse fim. Acreditando em futuros de narrativas inclusivas, onde o humano não ocupa a narrativa central, e através de uma abordagem especulativa e interdisciplinar, [finisˈtɛrra] Práticas e Teorias para um Fim de Mundo convoca práticas e teorias para enunciar possíveis “futuros do futuro”.
Durante a residência artística no Lafões Cult Lab de Vouzela, Sara Vieira Marques e Santiago Rodriguez Tricot desenvolverão a prática “Undoing Listening”, uma prática performativa que propõe desfazer e sistematizar a escuta para ampliar as suas possibilidades. Utilizando o som, a acústica e um dispositivo instalativo, os artistas propõem explorar as tensões e ambiguidades dramatúrgicas entre ver e escutar, acreditando serem geradoras de potencial especulativo do devir.
Ficha técnica e artística
Direcção Artística, Investigação e Performance | Sara Vieira Marques
Acompanhamento Artístico | Nuno Preto e Santiago Rodriguez Tricot
Concepção de dispositivos instalativos | Sara Vieira Marques e Santiago Rodriguez Tricot
Construção de objecto | Carlos Neves
‘Grupo Exploratório de Práticas Sonoras’ study group | João Grilo; Ángela Díaz Quintela; Inês Luzio; Santiago Rodriguez Tricot e Irina Pereira
Co-produção | Bolsa “Artistas Douro”, atribuída pela mala voadora, com financiamento da Câmara Municipal do Porto
Apoio à Investigação Artística | “Reclamar Tempo 2024” CAMPUS Paulo Cunha e Silva
Apoio à Criação em Residência | fAUNA – Teatro da Didascália (Joane-PT); Artists’Shelter – Sekoia (Porto-PT); ApalleirA (Sarria-ES); Gnration (Braga-PT); CRL – Central Elétrica (Porto-PT); Binaural Nodar (Vouzela-PT); O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo-PT).
Sara Vieira Marques
(Lisboa, 1992)
Artista interdisciplinar, vive e trabalha a partir do Porto. A sua prática artística, de carácter expandido, articula instalação cénica, performance e investigação em vários projectos entre as Artes Performativas e Visuais, explorando as relações materiais do espaço-tempo para gerar ambientes e situações que permitam outras formas de relacionamento entre corpos humanos, não-humanos e mais-que-humanos. Licenciada em Produção e Design – Cenografia pela ESMAE (IPP Porto) e Mestre em Antropologia – Culturas Visuais (FCSH/NOVA, Lisboa) com investigação sobre a agência material e perspectivismos pós-humanos. Participou ainda em PACAP#4 (Forum Dança, Lisboa-PT), onde desenvolveu trabalho acompanhada por Chrysa Parkinson, Christine de Smedt, Eszter Salamon, João Fiadeiro, Moriah Evens, Paula Caspão e Xavier Le Roy. Dos seus projectos destaca: AURORA (Espaço Alkantara, 2020) – uma performance que explora as relações coreográficas entre a arquitectura, o som e a geologia; OSSU (Pegada, 2020) – um diário etnográfico performativo; HEADLESSMEN (FCSH/Doclisboa, 2021) – um filme documental sobre ecologias materiais e sonoras; e RESONATING ISLANDS_A SONOROUS ARCHIPELAGO (Arquipélago CAC, 2023).
Santiago Rodriguez Tricot
(Montevideo, 1986)
Artista visual e desenhador cénico uruguaio, radicado no Porto. Explora performativamente as linguagens da luz, do espaço e da matéria através de processos de criação colaborativa em música e artes vivas. Foi bolseiro FEFCA (UI), contexto a partir do qual desenvolveu MOCHILA DE PIEDRA. Co-criador e músico no projecto de música electrónica MUX. Junto a Leticia Skrycky, Juan Ruétalo, Erika del Pino e Fabrizio Rossi, é co-criador do projecto HORMIGONERA: uma prática performativa sobre produção cénica e processos dramatúrgicos, através do espaço, da matéria, da luz e do som. O projecto de investigação artística que leva com Sara Vieira Marques, RESONATING ISLANDS_A SONOROUS ARCHIPELAGO foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Como desenhador e criador, colabora e/ou colaborou em projectos de: Tamara Cubas, Santiago Turenne, Juan Domínguez Rojo, Marcela Levi & Lucia Russo, Vera Garat, Yann Marussich. Faz a coordenação técnica de FIDCU – Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai e de NIDO – Encontro Internacional de Artes Vivas (UI).
A Binaural Nodar é uma entidade apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.