Voz e Corpo no Espaço Electroacústico

Um workshop / laboratório dirigido por:

Manuela Barile (IT)

(performance vocal e corporal)

(microfones e dispositivos electrónicos)

 

 

INTRODUÇÃO

O espaço é um prolongamento indefinido e não circunscrito com uma capacidade ilimitada para conter corpos. O lugar é uma porção do espaço ocupado ou que não é possível ocupar fisicamente ou idealmente.

O espaço é abstracto, o lugar é o concreto. O espaço é a liberdade, o lugar é a segurança. O lugar é a memória, sentimento e pensamento. A nossa vida não pode ser dita e representada, sem qualquer referência aos lugares. O lugar é um tecido obtido por relacionamentos e experiências. Por este motivo, nós odiamos e amamos os lugares, enquanto os espaços são simplesmente medidos.

O arquétipo do lugar é o reunir, enquanto o arquétipo do espaço é o intervalo, que é separação, limite, confim e portanto, conflito.

De que forma nós pensamos e sentimos um lugar e um espaço? O que influencia esse processo? De que forma é possível “fazer” um espaço e torná-lo num lugar e um lugar para se tornar um espaço? De que forma o tempo e som entram neste processo e de que forma nos influenciam?

 

 

OBJECTIVOS

O objectivo principal deste laboratório intensivo é o de, através da pesquisa teórica e da realização prática, desenvolver as competências necessárias para a performance colaborativa multidisciplinar na qual a utilização da voz, do corpo, do espaço físico e acústico e de tecnologias de amplificação sensorial se intersectam para uma criação contemporânea enriquecida nas suas possibilidades expressivas.

O laboratório oferece uma introdução:

  • A voz na performance multidisciplinar e na música experimental (teoria)
  • A percepção e os processos de controle do corpo, som e espaço;
  • O ouvir: a experiência do espaço através de uma escuta atenta e orientada;
  • A relação entre espaço, tempo e corpo;
  • Expressão e mecanismos de comunicação da sensibilidade interior;
  • Metodologias para organizar os materiais que definem uma performance multidisciplinar;
  • Técnicas para captação e ampliação sonora de várias realidades corporais e espaciais.

 

 

DESTINATÁRIOS

Qualquer pessoa com interesse na criação artística experimental e multidisciplinar (artistas, bailarinos, músicos, cantores, etc.).

 

 

ESTRUTURA

1ª fase: A voz e a expressão corporal

  • Técnica corporal: A postura do corpo, caminhar, trabalhar em cada parte do corpo.
  • A linguagem sonora: o som, o silêncio, a respiração, voz, objectos sonoros e a sua escuta, o movimento com os objectos.
  • Técnicas vocais experimentais e de improvisação livre.
  • O trabalho colectivo: trabalho em pares e em grupos, contacto e diálogo.

2 ª fase: Corpo, espaço e amplificação sensorial

  • Espaço: diferentes tipologias de espaços, ouvir o espaço, espaços interiores e exteriores, os contrastes, o movimento no espaço, o ponto, a linha e o círculo.
  • O corpo humano e as suas possibilidades de expressão amplificada.
  • As possibilidades de amplificação sensorial e suas aplicações em contextos artísticos experimentais.
  • A diversidade dos microfones: microfones piezo-eléctricos (para captar as vibrações na superfície de objectos), hidrofones (para capturar sons subaquáticos), laringofone (para captar as vibrações da laringe e produzir “discurso silencioso”), estetoscópio amplificado (para captar os sons produzidos dentro do corpo humano), etc.
  • Introdução aos mecanismos técnicos para usar alguns microfones. Exemplos práticos.

3ª fase: Desenvolvimento de um projecto artístico

Os participantes vão desenvolver, no último dia do laboratório, um projecto de colaboração artística utilizando as várias noções e técnicas aprendidas nos módulos anteriores. O projecto pode ser apresentado publicamente e no final haverá uma sessão de reflexão colectiva onde os resultados do seminário e o projecto final será analisado  por  todos os participantes e serão discutidas as possibilidades de uma maior exploração dos conceitos.

 

 

DURAÇÃO E LOCAIS

De acordo com as conveniências do espaço de acolhimento pode variar entre 2 dias (5 horas por dia) e 4 dias (4 horas por dia), em datas e locais a anunciar oportunamente.

 

 

REQUISITOS

É recomendável que aqueles que utilizam softwares de processamento de som (Cubase, Appleton Live, Pure Data, Supercollider, MAX/MSP, lloopp etc. ) possam trazer os seus computadores portáteis. Os participantes poderão igualmente trazer uma câmara de vídeo digital ou artefactos e materiais diversos, úteis para o desenvolvimento do projecto artístico final.

 

 

CANDIDATURAS

 

Enviar um email para info[at]binauralmedia.org, com indicação do nome, morada, idade, email, URL, biografia resumida e motivações para a presença no laboratório.

Serão organizados laboratórios em função do número de candidaturas recebidas para a mesma zona geográfica.

 

 

Fotos de três workshops anteriores:

MUSAC – Museu de Arte Contemporânea de León (Espanha)

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Centro Huarte – Centro de Arte Contemporânea de Navarra (Espanha)

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Teatro Viriato, Viseu (Portugal)

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