Pai Nosso

Trish Scott, Dan Scott & Rodney Schofield realizaram um projeto multi-voz e multi-perspectivo explorando o encontro entre um padre católico Inglês, as pessoas do maciço da Gralheira e nós mesmos como artistas contemporâneos. Com o objetivo de precipitar um debate que atravesse as fronteiras tradicionais entre arte contemporânea e religião convidámos o Padre Rodney Schofield (teólogo e padre católico do Reino Unido) para trabalhar connosco. O Padre Rodney tem um interesse de longa data por temas ligados à inculturação (sendo este o tema de sua tese de doutoramento e de publicações subsequentes) e nosso projeto vai documentar o Padre Rodney e de como ele examina o significado de in-culturação (especificamente o valor atribuído às tradições locais dentro do contexto da fé) nas relações intergeracionais na região.

A metodologia foi a de visitar famílias em diferentes aldeias (com mediações a serem feitas por membros da Binaural/Nodar) e depois seguir a viagem do Padre Rodney, à medida que ele inicia conversas e reúne material. Vamos documentar sons e conversas e desenvolver uma narrativa de viagem que incorpora diferentes vozes. Através da documentação da viagem de Padre Rodney vamos criar uma narrativa na forma de uma instalação incorporando filme e áudio multi-canal, a partir dos materiais e dos resultados obtidos. Este trabalho irá igualmente funcionar como um trabalho sonoro e também fará parte de uma proposta de missa a ser celebrada pelo Padre Rodney numa das igrejas ou capelas da região.

Trish e Dan Scott formam uma parceria artística com base em Kent, Reino Unido. A sua prática incorpora as respectivas áreas da performance, arte sonora e vídeo arte, explorando narrativas de lugares, de forma lúdica e utilizando metodologias institucionais, tais como a etnografia, arqueologia, consultoria de gestão ou literatura. Projetos anteriores incluem Change Management, um curso de coaching vivencial ligado a terrenos abandonados em Kent, Herring Quest, uma exploração da indústria de arenque em declínio no norte da Islândia. Os produtos dos seus projetos vão desde instalações e performances ao vivo, a áudio-guias, livros de artista e curtas-metragens. Trish e Dan têm formação em Antropologia Social, e estiveram os dois envolvidos em investigação prática baseada na University of the Arts, em Londres.

O Padre Rodney Schofield tem uma experiência longa e variada no contexto da Igreja Cristã. Criado como metodista, foi ordenado sacerdote anglicano em 1972, servindo em paróquias inglesas e ensinando em seminários africanos (no Lesotho e no Malawi), antes de se tornar um padre católico na diocese de Plymouth em 2006. Estudou teologia na Universidade de Oxford e mais tarde obteve o grau de doutorado na University of Wales, Lampeter.