Contos da deslocação sonora: SoCCoS, uma rede de residências artísticas sonoras

Livro com 230 páginas a cores
Editado por: Julia Eckhart & Luís Costa
Desenho Gráfico: Luís Costa

Número de Catálogo: SOCCOS.001
ISBN: 978-989-97205-9-6
© 2017, Binaural – Associação Cultural de Nodar, Q-02, Disk Berlin, Hai Art, CCA Ujazdowski Castle.

A Rede SoCCoS começou com a ideia simples de que uma residência artística no exterior pode ser mais significativa para os artistas do que uma onde vivem, que através do tempo e do espaço longe do ambiente conhecido e das rotinas diárias, novos lugares e culturas diferentes podem ser descobertas, outras habilidades desenvolvidas e redes expandidas. Por sua vez, as experiências dos artistas que retornam fortalecerão a sua comunidade artística local e beneficiarão uma cultura sonora mais ampla. Meios criativos de comunicação terão que ser inventados e, diante do espelho de uma cultura diferente, os hábitos do próprio artista podem ser questionados e reforçados.

Cinco organizações criaram o projeto de forma colaborativa como uma rede de intercâmbio na qual artistas, curadores, pesquisadores e não profissionais trabalharam juntos de igual para igual. Explorámos tópicos e colocámos questões como: o que a arte pode significar ou fazer pela sociedade? Quem é o artista? O que ouvimos e como ouvimos? Qual é o significado do contexto?

Esta publicação tem como objetivo demonstrar o que uma residência de arte sonora pode significar. Ela não representa todas as atividades do projeto, mas incorpora três perspectivas distintas: a do artista, a do organizador e a do observador externo – nesse caso, quatro pesquisadores que aprofundam a reflexão através de tópicos relacionados. A Rede SoCCoS é compartilhada pelas organizações Hai Art (FI), Binaural Nodar (PT), DISK Berlin (DE), CCA Ujazdowski Castle (PL) e foi iniciada e liderada pela Q-O2 Brussels (BE).

LIVRO COMPLETO
(Clicar na imagem para ler)