Livro com 176 páginas a cores
Autor: Ana Rodríguez
Número de Catálogo: Edições Nodar, nodar.030
ISBN: 978-989-99856-7-4

A antropóloga uruguaia Ana Rodríguez tem vindo a trabalhar com memória, som e oralidade em contextos rurais, nomeadamente através do seu projeto Mapa sonoro de Uruguay, e um dos focos da sua intervenção são as práticas tradicionais ligadas ao cuidado e à saúde individual e da comunidade, as quais se foram transformando ao longo do tempo, ainda subsistindo em zonas rurais de países como Portugal e o Uruguai. No decorrer de residências artísticas realizadas em Várzea de Calde (Viseu) e no Norte de Uruguai em 2020 e em 2022, foi feita uma indagação sobre estas permanências e como elas são significadas atualmente pelos beneficiários dessas práticas. Nestes processos, que podem ajudar no restabelecimento da saúde, intervêm algumas plantas, assim como narrações transmitidas oralmente ao longo de gerações de pessoas que viveram ou ainda vivem no mundo rural.

Na sequência da investigação, foi concebida a exposição “Ecos do Dom” que está patente no Museu do Linho de Várzea de Calde até ao final de fevereiro 2025 e no dia 25 de janeiro apresentou-se à comunidade local um livro bilingue (Português e Espanhol) com o título de “Ecos do Dom: “Práticas tradicionais de saúde comunitária em áreas rurais de Portugal e Uruguai”, o qual reúne onze textos de Ana Rodríguez relacionados com a sua pesquisa, assim como ensaios fotográficos e sonoros, conferindo à publicação a condição de livro expandido.

O livro é bilingue, em Português e Espanhol, tem 176 páginas e largas dezenas de fotografias a cores. O seu preço de venda é de 20 euros, estando à venda no Museu do Linho de Várzea de Calde e podendo ser comprado para ser enviado pelo correio, devendo os interessados enviar um email para info@binauralmedia.org.

Ana Rodríguez nasceu em Montevidéu, vivendo e pesquisando em contextos rurais desde 2001, ano em que se estabeleceu em Tacuarembó, no norte do Uruguai. Antropóloga formada pela Universidade da República do Uruguai. Cursou o mestrado em Teoria e Prática do Documentário Criativo na Universidade Autónoma de Barcelona. Formou parte da equipa docente do Núcleo de Estudos Rurais (Sede de Tacuarembó da Universidade da República do Uruguai) e entre 2016 e 2018 e criou materiais didáticos audiovisuais sobre género e ruralidade para Faculdade de Agronomia do Uruguai (2016), criou o Mapa Sonoro do Uruguai (2016), sendo atualmente uma artista que desenvolve projetos criativos no Uruguay em Portugal, muitos deles em parceria com Binaural Nodar (Ecos da Ida e do Retorno, Radioballo, Plantas Faladas, Lecho, etc. etc.).

LIVRO COMPLETO
(clicar na imagem para ler)