Author: Rui Costa
Catalog Number: Edições Nodar, nodar.024

Este concurso internacional convidou músicos/compositores electroacústicos e artistas sonoros de todo o mundo a produzir obras sonoras a partir do arquivo Viseu Rural 2.0, que está a ser recolhido e arquivado pela Binaural/Nodar com gravações de contextos rurais do Concelho de Viseu (Viseu Dão Lafões, Portugal), criando assim um sentido de exploração e difusão muito para além das fronteiras do local específico das gravações.

Artistas de todo o mundo selecionaram livremente ficheiros sonoros do arquivo para criar obras sonoras inspiradas no contexto rural de Viseu, que foram submetidas até 30 de setembro de 2016 e posteriormente avaliadas pelo painel de seleção, composto pela direção da Binaural/Nodar e especialistas associados.

Dos mais de 100 trabalhos recebidos, o júri selecionou oficialmente 39 peças sonoras, as que se apresentam nesta publicação, que foram todas consideradas de elevada qualidade artística.

Os prémios atribuídos foram os seguintes:

1º Prémio: Jeff Morris (Sobre a Eletrodinâmica dos Corpos de Trabalho)
2º Prémio: Helene Hedsund (Pastoral)
3º Prémio: Nikos Stavropoulos (Portrait V)

Prémios do Júri:

Boštjan Perovšek (Rails Past the Birds)
Diego Behncke ([-inf] -90.30900 -90.30900 [-inf] -80.76657 -84.28840)
Elsa Justel (Estampes de Viseu)
Fabián Avila Elizalde (Quebranto)
Jonathan Higgins (Disinter)
Luigi Morleo (Sobre o Terror Ocidental)
NUM (I Am Walking In The Woods Of Magic)
Menções honrosas:
Adam Hulbert (Studies in Xbduction)
Bella (Ementa das Almas)
Deovides A. Reyes III (Fenómeno de Superposição)
Fabrizio Gaggini (Uma Noite no Comboio)
John Tenney (Sobre Viseu)
Massimo Avantaggiato (Azul)
Sturqen (Fabricação)
Moody Alien (Um Dia nos Campos)
Vedran Mehinovic (Dimensões em Viseu)
Virgílio Oliviera (Terra e Fé)