Nodar Audio-visual Plateaus
Quando chegámos a Nodar encontrámo-nos na mais perfeita escuridão, com o cheiro de menta e de carne grelhada a perfumar o ar. Chegámos de noite e ao acordar na manhã seguinte sentimos o som dos chocalhos das cabras e a força do rio Paiva como uma constante sonora. Este era um local muito diferente daquele que deixámos para trás, mas familiar para ambos, pois os dois crescemos em zonas rurais semelhantes a esta.
Desde o início, preferimos não adoptar a perspectiva do estrangeiro que chega de fora e se foca nesse tipo de experiência;decidimos por isso conhecer o local a partir da população local-falar com eles e olhar Nodar e as redondezas através do olhar da população. A decisão de nos focarmos nas histórias antigas também não foi acidental-a nosso ver,a essência de um local reside na forma como a sua história é contada pela população.
Enquanto artistas em residência pretendemos criar uma resposta impressionista a esta “mitologia popular”.Recolhemos dados sob a forma de gravações de histórias e memórias. O resultado foi um poema filmíco-sonoro dividido numa série de cenários audiovisuais.
A estética visual dos “Contos do Paiva” foi inspirado pelo filme de Sergei Parajanov– “A Cor da Romã”. As interpretações visuais que faz da vida e obra do poeta Sayat Nova davam eco à vontade que tínhamos de interagir artisticamente com o local e a sua gente.
O conteúdo do nosso trabalho reflete também o nosso percurso nos domínios da antropologia cultural, artes colaborativas,fonografia e cinema.Do ponto de vista sonoro, quisemos fazer mais do que simplesmente fazer realçar o aspecto visual da obra. A tela preta usada nas entrevistas serviu para enfatizar esse pensamento–uma vez que pretendíamos reforçar que o centro de tudo estava nas histórias.
Martin Clarke é um artista sonoro e realizador vídeo, baseado em Birmingham desde 2003. O seu trabalho faz uso de materiais ambientais para criar espaços não representacionais semi-abstractos, nos quais os sons são tratados como se fossem filmados, com profundidades de campo variáveis, e as imagens são tratadas como sons, estratificadas e compostas. Alguns dos seus recentes projectos incluem a participação no “The Sound of Snow and Ice for Gruenrekorder”, “The UrbanLighthouse for Architecture Week 2006” e “Voyager”, um trabalho sonoro e vídeo de larga escala.
Alicja Rogalska é uma artista polaca, baseada no Reino Unido desde 2006. O seu trabalho utiliza a participação, fotografia e instalação, sendo que actualmente desenvolve projectos que envolvem performance e vídeo. Alicja trabalhou durante vários anos num contexto internacional, gerindo e realizando projectos artísticos na Polónia, Suécia e Reino Unido. Um dos seu projectos actuais inclui colaborações com mulheres de diversos contextos sociais da região das West Midlands, com o objectivo de criar auto-retratos.
OBRAS ARTÍSTICAS