Gilberto & Norberto
Sinopse:
Numa longínqua escola primária da Beira Alta portuguesa de setenta anos atrás, nasceu uma amizade entre dois rapazes de duas aldeias próximas, na essencialidade dos tempos frugais, feita de liberdade e paisagem, crostas de broa bolorenta, roupas esfarrapadas, ninhos, castigos corporais e lições impregnadas com a força de um ponteiro escrito num quadro de ardósia.
Projeto dedicado à memória de Gilberto Henriques. Sons e entrevistas gravadas nas aldeias de S. Martinho das Moitas, Nodar e Sequeiros, abril de 2012
Luís Costa foi acolhido no âmbito do ciclo de residências artísticas de Som e Arquitetura Rural, totalmente dedicado a intervenções artísticas em torno de características sonoras e evocações de estruturas construídas.
Biografia:
Luís Costa (1968) é artista, curador e organizador de arte sonora, documentarista experimental, gravador de som e arquivador. É membro fundador e presidente da Binaural Nodar, uma organização que desde 2006 gere o Lafões Cult Lab, um espaço dedicado ao meio artístico em contexto rural localizado na àrea montanha portuguesa. Com um grande e duradouro interesse nas artes dos novos media, desde 1991 Luís Costa tem sido colaborador regular de revistas de arte contemporânea e desenvolvimento rural ([up]arte, Revista Aldeia, Boa União etc.). Luís Costa, é curador de diversas exposições em galerias e museus, todos interligados pelo trabalho criativo acolhido pela Binaural Nodar, bem como coordenador do projecto “Aldeias Sonoras”, um programa educativo que consiste no mapeamento sonoro de áreas rurais portuguesas com a participação de alunos de escolas primárias e secundárias. Com este projeto, foi possível o mapeamento sonoro de mais de 200 localidades rurais em Portugal. Luís Costa é também o coordenador do Arquivo Digital Binaural Nodar, um arquivo holístico de etnografia, tradição oral, gravações de campo e etnomusicologia da região de Viseu Dão Lafões Em 2011, dirigiu “Where is the source of my Paiva?”, um documentário audiovisual experimental sobre o rio Paiva, que foi apresentado durante o Festival Paivascapes #1. No mesmo ano, publicou nas Edições Nodar um CD contendo gravações de campo denominado “Sonata for Clarinet & Nodar” realizado em colaboração com Jez Riley French e Joana Silva, bem como foi co-editor do catálogo e duplo CD “Três Anos em Nodar: Práticas Artísticas em Contexto Específico no Portugal Rural”.
OBRAS ARTÍSTICAS