Fingerprinting Sound Memories
Um som ao ser captado pelo ouvido humano é objecto de análise no nosso cérebro e mapeado em informação semântica através da memória e da experiência. Esta análise é baseada num conjunto de parâmetros:características da amplitude ou envelope, tímbre e estruturas-formantes. De forma similar ao olfacto,qualquer pessoa pode memorizar um som particular de um lugar. Nodar, neste caso. A questão que se coloca é: qual a quantidade de informação que é necessário fornecer para produzir um som semelhante a um evento acústico que é memorizado e associado a um determinado local?
Os projectos de Klaus Filip incorporam na sua base uma reflexão sobre as possibilidades tecnológicas e sobre a necessidade social de alteração de estrruturas. Subvoice, Sigis Bruder, Orchester 33 1/3, Zentrifuge, música para teatro, dança e instalações sonoras. Klaus Filip é o mentor electro-mecânico de BigBaby, um projecto “intermedia” em redor de uma escultura de Red White e dos movimentos de Cynthia Schwertsik. Filip foi ainda o inventor do software de código aberto lloopp um instrumento musical informático que cria estruturas abertas para a improvisação, sendo utilizado por músicos electrónicos conceituados.