Location Sound Project
Pretendi levar a cabo um conjunto de pesquisas pelos domínios sonoros e visuais da paisagem de Nodar, através de uma série de gravações sonoras em contexto local (“site-specific”).Tentei, em particular, comparar e fazer contrastar, por um lado,as linhas geográficas formadas pelos canais naturais de água em direcção ao rio no fundo do vale (Paiva eSonzo) e,por outro lado, os aquedutos construídos pelo homem, os quais atravessam a verticalidade dos canais naturais para levar a água para a aldeia.Embora os dois fenómenos dependam de condições naturais, um deles foi criado com uma função específica, para usufruto da população.
A partir desta temática à voltados fluxos de água,concebi uma série de “narrativas” audiovisuais,distintas com base em dois tipos de paisagem,aqueles formados pela água e aqueles formados pelo homem. As minhas pesquisas incluíram métodos de gravação sonora que derivaram do tipo de canais em causa, ou seja, colhi inspiração do próprio padrão que os canais formam na paisagem.
O material sonoro de base dependeu da interacção entre os sons do ambiente, objectos encontrados (naturais e fabricados) e a intervenção humana (improvisação e instalação). O material visual baseou-se em planos fixos aproximados e afastados sobre os materiais e as formas conjugadas com a minha acção no local. Os registos sonoros e de vídeo foram catalogados e editados em peças semi-compostas que mostram e reflectem sobre o processo e o espaço por onde passamos fluxos de água.
Apoios ao projecto: Eesti Kultuurkapital,Binaural/Nodar, MoKS.