Lá longe no tempo milenar, o território do noroeste da península ibérica conformou algo próximo de uma unidade territorial e cultural. Este facto seria praticamente irrelevante, se não confirmássemos ainda hoje um tecido de vínculos entre o Portugal a norte do rio Mondego, a Galiza, as Astúrias e Castilha e Leão, os quais são bem evidentes nos contextos rurais. Tipos de cultivos e de criação de gado, instrumentos, arquitetura vernacular, palavras, formas de organização comunitária, etc. etc. dão corpo a sensações evidentes de familiaridade (mas nós também fazemos ou dizemos isto ou aquilo!).

A origem da Binaural Nodar esteve intrinsecamente ligada a este sentimento de vinculação cultural transfronteiriço, através de encontros artísticos informais realizados na aldeia de Nodar entre os anos de 1999 e 2003, com a participação de artistas como Rui Costa (Lisboa), Iñaki Ríos (Valladolid), Pablo Rega (La Coruña) e Nilo Gallego (León). Estes e outros encontros foram decisivos para desenhar a metodologia de intervenção da Binaural Nodar, a qual foi fundada no final de 2004.

Nos primeiros anos de intervenção da associação foram acolhidos vários artistas do noroeste da Península Ibérica, como Roi Fernández (Pontevedra), Xexús Valle (Vigo), Nilo Gallego (León), Cristina Tascón e Ingrid Quiroga (León), Iñaki Ríos e Natividad Plasencia (Valladolid), tendo em 2007 sido coorganizado o festival Fronte[i]ras 07, uma reflexão artística e curatorial sobre o conceito de fronteira, levada a cabo entre duas associações culturais dos dois lados da fronteira galaico-portuguesa, Binaural Nodar e Alg-a.

Entre 2015 e 2019, a vinculação cultural ao nível do noroeste da Pensínsula Ibérica foi expandida através da realização de cinco edições do Festival Ocupai – Festival Ibérico de Arte e Ação, no âmbito das quais foram programadas dezenas de companhias e de artistas portugueses e das regiões espanholas referidas atrás, como Jorge Pascual, colectivo somospeces, Nilo Gallego, La Xata la Rifa, Marina Oural Villapol, Pequeña Victoria Cen, Pandereteras Gritsanda, Igmig, Isaac Cordal, etc. etc.

Em 2021 foi organizada uma residência artística com coletivos artísticos do noroeste da Península Ibérica, Binaural Nodar (Portugal), Oficina Galega de Outros Asuntos do Movemento (Galiza), La Xata la Rifa (Astúrias) e Somospeces (León), que trilham em que partilharam com os demais coletivos aspetos dos respetivos territórios e das formas artísticas que têm desenvolvido (poesia, dança, música, performance, arte sonora, vídeo, etc.), com o objetivo de criar alguns resultados que possam representar uma certa ideia de ser-em-comum.

Em 2022 foi realizado o projeto artístico “De Nodar em Nodar”, da autoria de Luís Costa, o qual explorou vinculações entre dois lugares rurais com o mesmo topónimo situados a 400 km de distância, um em São Pedro do Sul e outro no concelho de Friol (Galiza, Espanha). No mesmo ano, foi realizada no concelho de Viseu a residência artística “Ruralidades Limítrofes”, da autoria de Luís Costa e do poeta e performer de León Jorge Pascual.

2006

Residência Artística: Coletivo Fora do Tempo (Espanha)

Coletivo Fora do Tempo: Bucle | Julho

Colectivo multidisciplinar de acções sonoras e de performance originário de León, Espanha e dirigido por Nilo Gallego. Todos os instrumentos, acções sonoras e performativas interpretados por Tamara Rodriguez, Iván Ugidos, Mirian Vega, Marta Alaiz, Alfredo Escapa, Noemi Fidalgo, Alfonso Oblanca e Nilo Gallego.

Simpósio internacional Pushing the Medium #2 em Nodar (Portugal)

Pushing the Medium #2 | Setembro

O Simpósio “PUSHING THE MEDIUM #2” (PTM #2) é uma iniciativa que reuniu um conjunto de artistas espanhóis sonoros, visuais e ligados aos “new media” que se realizou em Nodar, S. Pedro do Sul, entre os dias 15 e 24 de Setembro.

Residência Artística: Silvia Zayas (Espanha)

Tríptico 00 | Setembro

Silvia Zayas (Espanha) é uma jovem poetisa, tradutora e artista performativa. Publicou alguns livros e concebeu e dirigiu diversas performances teatrais como “Se me Alarga la Danza”, “El Mientras del Teatro” e “Chovernos”. Foi ainda uma das coordenadoras do projecto de rádio experimental “Radio Tutuguri”. Um projecto de performance e poesia visual com a duração de 3 dias.

Residência Artística: Iñaki Ríos, Nati Plasencia & Rui Costa (Espanha)

Setembro

Rui Costa colaborou com o músico espanhol Iñaki Ríos, com quem desenvolveu sistemas de composição electrónica programados em Max / MSP, Lisa e Csound e desenvolveu uma série de obras ‘site-specific’ em Nodar.

Residência Artística: Roi Fernández (Espanha)

A_proxy_mations | Setembro

“A_proxy_mations” consistiu numa investigação sobre os movimentos migratórios desde as periferias ao centros urbanos. Propôs-se a aldeia de Nodar e a cidade de Pontevedra (Galiza, Espanha) para fazer o intercâmbio. O projecto utilizou como interface um tanque comunitário. No projeto, conviveu duas fases: uma de documentação, através do registo de conversas com os habitantes do lugar periférico e da cidade sobre o tema das migrações, e uma segunda de instalação que constou de dois terminais interconectados via internet e instalados num tanque de Nodar e numa fonte de Pontevedra.

Residência Artística: Cristina Tascón e Ingrid Quiroga (Espanha)

Aproximación al Territorio | Setembro

Propôs-se uma intervenção transdisciplinar sobre a relação sócio-ambiental da aldeia de Nodar. Foi efectuada uma aproximação junto dos habitantes da aldeia, tentando identificar como se entrelaçam entre eles e com o território. Através destas interacções descobriu-se associações de pessoas com lugares.

Residência Artística: Pablo Rega e Oscar de Paz (Espanha)

DINAmo | Setembro

”DiNAmo” é um projecto de instalação que utilizou recursos e características geográficos de um lugar e a identidade do mesmo. Neste caso foi o Rio Paiva, junto a Nodar. Propôs-se a criação de uma instalação que utilizou o rio como fonte de energia e em simultâneo gerou conteúdo a partir deste. Foi construído um dinâmo que abasteceu de corrente eléctrica a instalação, baseada em luz e som.

2007

Residência Artística: Xesús Valle (Espanha)

Dialogos tactiles | JULHO

O projecto que apresentou baseou-se fundamentalmente na interacção do artista com o meio de Nodar, para além do registo de campo, no qual o papel do artista é apenas o de um mero espectador.

Residência Artística: Amaya González (Espanha)

Transgresión | SETEMBRO

Sobre algumas das coisas que poderia ter feito aqui: Poderia ter escrito a palavra “prego”a torto e a direito tantas vezes quantas fossem necessárias, construindo uma linha que ocupasse o espaço, o qual daria um resultado semelhante ao que foi a minha instalação e seria algo similar a isto (ainda que não levasse aspas): “pregoogerppregoogerppregoogerppregoogerppregoogerppregoogerppregoogerpprego”.