I am here now
Os artistas desenvolveram um trabalho audiovisual com atuais e antigos emigrantes do município de Vouzela, tentando responder a perguntas como: A busca demaior liberdade é um fator inerente à decisão de emigrar? É possível um sentido mais amplo de “emigração” para além da mudança física? Alguém poderia “emigrar” emocionalmente ouvespiritualmente sem sequer sair do seu país?
A peça é baseada em pesquisa e entrevistas com habitantes da região de Viseu Dão Lafões, questionando as suas experiências durante o período de emigração e o período de regresso. Na sua maior parte, as histórias, focaram-se na interação individual com o ambiente circundante, a procura do conforto e o inevitável questionamento de pertencimento.
Durante 23 minutos, esta peça sonora leva o ouvinte a experiências de micro-migração na área circundante. Através de diferentes soluções sensoriais e emocionalmente efectivas, o ouvinte é convidado a conectar-se com o seu ambiente envolvente, bem como a documentar o percurso com fotografias, histórias, gravações narradas e coordenadas geográficas, no âmbito de se manterem lembranças e recordações da experiência.
A peça é narrada em três versões diferentes: Hebreu, Português e Inglês, acompanhada com canções e paisagens sonoras regionais de Viseu, Israel e outras partes do mundo, desfocando a definição física do pertencer, deixando espaço para a concretização do universal e emocional.
Anat Handelsman é uma artista vocal, performer e realizadora, nascida em 1993 e baseada em Israel. Foca o seu trabalho artístico e de vida numa trilogia entre arte, educação e comunidade. O seu trabalho aborda histórias pessoais e de outros, incluindo conceitos amplos como feminismo, ambientalismo e identidade. Colabora ainda com grupos como o Onot Ensemble e o coletivo Great Gehenna Choir.
Avishay Zawoznik é um artista sonoro e média, músico, produtor e editor de vídeo. Apresenta ao vivo o seu trabalho de música eletrónica e desenvolve desenho de som para coreografias e obras audiovisuais. É manager do artista vocal israelita Noam Enbar, fundador do GreatGehenna Choir e da banda HaBiluyim, desde 2020.