Lamento
O colectivo Ar_Search, pensou numa série de esculturas sonoras que serão instaladas numa igreja com base na iconografia e herança objectal religiosa cruzando a fonosfera religiosa privada-lamento. A instalação tem como base uma série de redomas de vidro vazias habitadas por um sistema rotativo impulsionado por um motor, que lentamente fará girar um pequeno braço metálico, colocado junto ao vidro de modo a produzir desse atrito, entre vidro e braço metálico, um “lamento”. A redoma vazia, vulgarmente utilizada para proteger imagens religiosas corporizam uma ausência palpável do sítio onde antes habitavam objetos simbólicos de fé. Estes pequenos altares vazios de conteúdo, mas cíclicos e repetitivos nos seus mecanismos internos, representam um movimento ancestral de esperança e desilusão. Serve como uma metáfora criteriosa para nossa era, onde a sensação de desequilíbrio e dúvida substituiu a certeza do progresso eterno e crescimento econômico sem fim. Paralelamente, propomos uma recolha de gravações de cantos, rosários e orações, porque a fé é uma força de carácter pessoal e profundamente pessoal que assume nas igrejas uma expressão de carácter colectivo, assim as gravações efectuadas nas igrejas integrariam a instalação, de modo a tirar partido das qualidades acústicas e arquitectónicas do espaço da igreja.
Rodrigo Malvar frequentou o Curso de Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Frequenta o 2º ano de Mestrado em Criação Artística Contemporânea na Univ. de Aveiro. Co-fundador do Teatro do Frio onde assume funções deco-direcção artística e intérprete. Dirigiu o espetáculo THE HYPNOS CLUB (CITAC–2009) vencedor do prémio inovação no Fatal / 2010; A convite do festival SURGE / Escócia, cria e interpreta a performance SkinLess (2012). É docente desde 2009 do Seminário de “Clown ea Criação de Cena” na ESMAE. Ana Guedes é licenciada em Artes Plásticas e Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com o Mestrado de Artes Visuais em Intermedia pela Univ. de Évora. Frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian-Braga onde concluiu o 8o grau de piano, frequentou a Escola de Jazz do Porto e prossegue estudos de Violoncelo. Participou no espetáculo Sonópolis – Casa da Música com os SROCH ensemble e dedica-se à construção de Objetos Protésicos / “Pro-estéticos” para instrumentos musicais. Tem realizado cenografias com a Casa da Música, TdFrio e a Companhia de Música Teatral (CMT).