Binaural e Associação Cultural de Nodar apresentam:
Artes Media. Tradição. Ambiente
Um evento multidisciplinar em espaço rural, organizado no âmbito do Programa de Residências Artísticas de Nodar. Um encontro entre culturas contemporâneas e tradicionais. Uma reflexão em forma de diálogo sobre o espaço físico e sócio-cultural de Nodar, dirigida tanto a públicos rurais como urbanos.
Nodar, S. Pedro do Sul (Portugal) 19 Abril 08 – 15h00
15h00 – Passeio Pedestre – A Rota das Bogas nas Margens do Rio Paiva
17h30 – Três Projectos Audiovisuais de Artists do MoKS (Estónia): John Grzinich, Evelyn Müürsepp e Toomas Thetloff
19h00 – Canções Tradicionais por Dois Colectivos Locais: Canções de Trabalho de Sequeiros e Cantares ao Desafio (forma ancestral de rap) de Parada de Ester
21h30 – Cinema: Três Filmes sobre a Vida em Zonas Rurais
Serão apresentados, no âmbito de um acordo de cooperação com a organização cultural da Estónia MoKS, os três primeiros projectos artísticos desenvolvidos em Nodar durante o ano de 2008.
John Grzinich | EUA, Estónia
“Linhas de Água” | Arte Sonora e Vídeo
O projecto de John Grinich consiste uma pesquisa sonora e visual da paisagem circundante a Nodar, através de uma série de gravações audiovisuais. Em particular, são comparadas e contrastadas, por um lado, as linhas geográficas verticais provocadas pelos fluxos de água natural vindos das montanhas em direcção ao rio Paiva no fundo do vale e, por outro, os canais construídos por mão humana que levam a água até à aldeia e que atravessam as referidas linhas verticais.
John Grzinich é um artista mixed-media que tem trabalhado desde o início dos anos 90 fundamentalmente nas áreas da composição sonora, performance e instalação. Já actuou e trabalhou em projectos um pouco por toda a Europa e EUA e tem publicados vários CD’s. Actualmente John é o coordenador do media lab do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.
http://maaheli.ee/
Evelyn Müürsepp | Estónia
“Em Busca de Padrões” | Desenho, pintura, fotografia, instalação
Recentemente uma visita a Obinitsa (aldeia de Setu na Estónia, junto à fronteira Russa) foi determinante para a pesquisa artística de Evelyn Müürsepp. Uma artesã local mostrou-lhe padrões tradicionais que as mulheres tecem desde há vários séculos nas suas roupas. Existe uma regra que elas têm de seguir – cada artesã não pode copiar integralmente um determinado padrão, mas sim partir de um padrão e alterá-lo, mostrando às restantes artesãs como chegou ao padrão modificado. Durante a sua estadia em Nodar, Evelyn pesquisou e recolheu padrões, tanto encontrados na natureza ou de actividades humanas. Desenhou-os, fotografou-os e a partir deles construiu uma instalação tecida na floresta que reúne e concentra as suas reflexões e impressões.
Evelyn Müürsepp, é uma artista visual oriunda da Estónia. É licenciada em Belas-artes pela Universidade de Tartu e um dos coordenadores do MoKS , um centro de residências artísticas em Mooste. Evelyn colabora com o artista John Grzinich em diversos projectos combinando artes sonoras e visuais e tem apresentado o seu trabalho em mostras individuais (maioritariamente de artes gráficas, pintura, fotografia, instalações “site-specific”) em galerias e festivais nos países bálticos e Norte da Europa.
http://maaheli.ee/eku
Toomas Thetloff | Estónia
“Nodar Vs. NOGS” | Vídeo a partir de fotografias
O propósito deste projecto é o de compreender a essência pessoal de um programa de residências artísticas. Para tal, Toomas mapeou a história e eventos de Nodar, através de uma narrativa criada a partir dos encontros e entrevistas com os habitantes locais e da investigação da documentação própria do Centro de Residências Artísticas de Nodar. Com o seu projecto, Toomas pretendeu viver a experiência colectiva de Nodar a partir do olhar e escuta dos seus habitantes. Segundo o artista, é importante para uma organização local perceber o seu impacto na comunidade (especialmente quando esta é pequena) e uma forma de apreender esse impacto pode ser através do exame dos mitos e histórias que as pessoas contam sobre ela.
Toomas Thetloff é um artista interdisciplinar oriundo da Estónia que trabalha nos domínios da fotografia, som, instalação, performance e vídeo. Desde 2005 tem levado a cabo diversas acções-performances em cooperação com „Art Security” e EKSP. Toomas é igualmente o coordenador do espaço de projecto experimental „p.o.t.t.” e ainda membro do MoKS – Centro para a Arte e Prática Social, um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia.
http://www.fantomas.jabber.ee
Cartaz do evento (clicar na imagem para ver em tamanho maior):