Relatos Sonoros da Escola de Ontem e Hoje | Diálogos Sonoros Intergeracionais
Exposição no Agrupamento de Escolas de Arouca
Conferência Europeia de Geoparques
Exposição patente: 19 a 21 de Setembro 2012
O projeto educativo Aldeias Sonoras da Binaural/Nodar que consiste na gravação, edição e mapeamento do património acústico de aldeias rurais em paralelo com o seu levantamento geográfico, histórico e sócio-cultural, dedica, ao longo de 2012, a sua atenção ao diálogo intergeracional, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações. O primeiro ciclo da iniciativa decorreu na aldeia de Canelas onde os alunos da Turma Can O2 do 4º ano da Escola EB1 / JI de Canelas efectuaram um conjunto de gravações sonoras de diálogos relativos às memórias da escola de antigamente e de agora, juntamente com seus pais, avós ou tios.
No âmbito da Conferência Europeia de Geoparques que decorrerá na cidade de Arouca, apresenta-se pela segunda fez esta exposição, que foi exposta pela primeira vez na própria aldeia de Canelas no passado dia 1 de Junho.
Como complemento, serão igualmente apresentados na mesma exposição os sons gravados em 2011 pelos alunos da mesma escola, no âmbito do projecto educativo Aldeias Sonoras de 2011, dedicado integralmente ao rio Paiva.
Ficha Técnica:
Autoria e Coordenação: Luís Costa (Binaural/Nodar)
Professora Responsável: Fernanda Pereira (Escola EB1/JI de Canelas)