“Manuela Barile e o Sentido do Lugar”
Exposição Retrospectiva
Estúdio Performas (Aveiro)
9 a 12 Novembro 2011
Visita guiada pela artista no dia 9 de Novembro às 21h00
“Manuela Barile e o Sentido do Lugar” é uma exposição retrospectiva de obras multimédia de Manuela Barile, com curadoria da Binaural/Nodar, que reconstrói a trajectória criativa da artista italiana desde que chegou a Portugal em 2006 até 2011.
O trabalho artístico de Manuela Barile tem sido baseado em projectos desenvolvidos em contexto específico, tendo em conta aspectos do território, a tradição, memória, símbolos, rituais e caminhos espirituais depositados no solo como marcas indeléveis.
A arte de Manuela Barile é uma investigação contínua sobre a realidade, sobre o estar no mundo, sobre a experiência pessoal. Usando como ponto de partida a sua própria existência e a de pessoas comuns, o trabalho da artista é capaz de transformar a experiência individual num lugar de projecção colectiva.
Desde 2006, a artista vive e trabalha na região rural do maciço da Gralheira (S. Pedro do Sul) desenvolvendo projectos em estreito contacto com as comunidades locais que combinam a antropologia visual e sonora, a performance art, a performance vocal, a vídeo arte, tocando em questões como a morte, a felicidade, a pobreza e a emigração.
Como performer vocal, Manuela Barile embarcou em 2001 num percurso pessoal na área da experimentação vocal aplicada à improvisação livre. A artista baseia-se no uso de “técnicas vocais estendidas” focadas na relação entre voz, corpo sonoro e propriedades acústicas dos lugares, para através de seus sons, dar voz a ecos distantes difíceis de expressar por palavras.
Manuela Barile é presentemente directora artística da Binaural/Nodar, uma organização cultural Portuguesa dedicada à promoção da arte sonora e intermedia em contexto rural.
Obras a exibir:
“Cá” (narrativa video antropológica, 2009)
“Pesa #1, #2, #3” (instalação vídeo a três canais, 2009)
“Birdsoundcage” (instalação sonora e vídeo performance, 2009)
“Moroloja” (narrativa video antropológica, 2008)
“Oikos” (video performance, 2010)
“Rheîa Zóontes” (narrativa video antropológica, 2011)
“Eudaimonia” (video performance, 2011)
“Panta rhei os potamòs” (instalação sonora, 2011)
“A Esposa” (fotografia, 2011)
“Forza Bari! Alé! Alé!” e outras acções sonoras e vocais 2006
Informações adicionais: http://www.manuelabarile.com