RUI COSTA
Sightseeing For The Blind
CD, (56:20 min), 300 cópias, capa em cartão
© 2009 / 1000füssler 012, Data da Edição: Agosto 2009
Lista de Faixas:
Rui Costa: Sightseeing For The Blind, 26‘22
further Sightings
Gregory Büttner: Side Play for Blinds, 5‘43
Pali Meursault: Hidden Insights, 5‘08
Bill Jarboe: Sightseeing joint sdif 2’, 3‘58
Maile Colbert: Site Sighing for the Time, 5‘01
Marc Behrens: Site for a Numb, 9‘54
“A ideia para esta peça surgiu inicialmente em 2005, quando eu fui convidado para realizar um projecto sonoro com a cidade de Lisboa como tema. Eu decidi deambular pela cidade, realizando uma série de gravações sonoras com um par de microfones binaurais. O que eu concluí destas gravações foi que mais do que capturar o som do lugar ou a sua “atomosfera”, elas reflectem muito sobre mim: as minhas decisões de onde ir, que lugares evitar, quão depressa andar, durante quanto tempo permanecer num lugar… ideias preconcebidas do que eu queria que fosse capturado nas gravações.
Mais tarde, dei seguimento a esta ideia ao introduzir um elemento de “turismo sonoro”. Peguei num guia turístico de Lisboa, caminhei pelos percursos pedestres recomendados e realizei gravações com microfones binaurais e “shotgun”. Registei as minhas impressões, estados de espírito, associações mentais e decisões e depois mapeei os sons gravados contra essas notas, considerando-as como “instruções” ou “deixas” para a composição sonora.
“Creio que a experiência que os turistas obtêm de uma cidade é em grande medida determinada pela alietoriedade dessas impressões quase inconscientes, de um mapeamento permanente entre o que eles observam e os seus desejos, ideias preconcebidas, memórias, etc. No fundo, a minha intenção foi converter este processo num método de composição sonora utilizando gravações de campo.”
(Rui Costa, 2009).
Gravações sonoras realizadas por Rui Costa entre 2005 e 2008 em Lisboa, Portugal. Composto e Misturado por Rui Costa em 2008.
Rui Costa é um dos fundadores e presentemente co-director artístico da Binaural.