PERCURSO SONORO DA ÁGUA
Várzea de Calde
Sábado, 22 de março 2025, entre as 15h00 e as 17h00
A água manifesta-se sob múltiplas formas numa aldeia como Várzea de Calde, sendo a gestão da água reveladora da forma como as comunidades sabiam e sabem aproveitar os recursos naturais de forma engenhosa, tendo uma consciência, passada de geração em geração, da necessidade de os mesmos não serem desperdiçados.
Em Várzea de Calde, todas as manifestações da água estão unidas por uma rede de infra-estruturas que permitem que este líquido preciso seja dirigido, retido ou acumulado para o consumo humano, animal e agrícola.
O percurso sonoro da água consiste num passeio sereno que permite a escuta atenta e a gravação sonora das múltiplas formas da água em Várzea de Calde, seguindo um trilho por fontes, lavadouros, tanques, moinhos, ribeiros e canais de rega, no âmbito do qual se usarão várias técnicas e tecnologias de escuta e de registo sonoro, como microfones binaurais, direcionais, cardióides, ambisónicos e hidrofones.
Esta atividade está integrada nas atividades do projeto Europa Criativa Réseau Tramontana, assim como nas comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado precisamente no dia 22 de março. Esta efeméride é uma iniciativa global apoiada pelas Nações Unidas para destacar a importância da água doce para o nosso planeta e a necessidade de combater sua escassez em todo o mundo, já que cerca de 2,2 bilhões de pessoas continuam sem acesso à água potável.
Dinamização da atividade: Binaural Nodar
Coordenador da atividade: Luís Costa
Público-alvo: Todas as idades.
Duração: 120 minutos
Atividade gratuita.
Ponto de encontro: Museu do Linho de Várzea de Calde
Marcações: museu.varzea@cmviseu.pt
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.