A MENINA DO RIO
Instalação multimédia interativa
De Maíra Ortins
5 abril – 4 maio 2025
Inauguração: 5 abril de 2025 às 15h00
Museu do Linho de Várzea de Calde (Viseu)
Uma produção da Binaural Nodar, em parceria com o município de Viseu e com a Junta de Freguesia de Calde, contando com apoio institucional do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e estando igualmente integrada nas atividades de programação cultural do projeto Tramontana, cofinanciado pelo Programa Europa Criativa.
A instalação multimédia interativa A Menina do Rio (2024) parte de uma analogia da memória, construída a partir de lembranças afetivas em ambientes domésticos. A obra fundamenta-se nas recordações da avó materna da artista, a qual, por meio das suas relações interpessoais, reinventou a sua própria história. A ausência da figura masculina provedora e a autonomia financeira feminina emergem como camadas centrais da instalação, potencializadas por dispositivos tecnológicos que promovem interação e reforçam o seu contexto. Em A Menina do Rio, as antigas canções e os relatos fragmentados de um quotidiano ligado ao rio ajudam a construir identidades que evocam o feminino e remetem a um passado melancólico. Dessa forma, a ação encarnada no fazer artístico possibilita a reconfiguração das memórias afetivas por meio da imaginação, permitindo que o passado seja resignificado no presente.
Esta instalação relaciona-se simbolicamente com a aldeia de Várzea de Calde, nomeadamente através da presença de materiais como o linho e das memórias de paisagens ribeirinhas.
Materiais da obra:
Máquina de costura interativa, obras bidimensionais em linho manufaturado, fotografia, dedal, renda, desenho sobre linho.
Maíra Ortins é uma artista multidisciplinar nascida na cidade do Recife em 1980. Radicou-se no Ceará e possui Graduação em Letras, UFC, (2006), sendo atualmente mestranda em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Participou de vários salões e exposições coletivas e individuais pelo Brasil e exterior. A sua obra consta em acervos importantes de museus brasileiros e em instituições públicas no estrangeiro.
Prémios:
2024/ Prémio Internacional John Goto, ESMAD P. PORTO, Portugal
2020/ Prémio de aquisição – Secult Ce, Fortaleza, Brasil
2018/69º Salão de Abril-Fortaleza, Brasil
2009/ Prémio Desenho, Unifor Plástica, Fortaleza, Brasil