CANAIS DE ÁGUA E ALIMENTO
Residência Artística
Com Luís Costa
De 26 de fevereiro a 10 de Março de 2025
Agro Pontino, província de Latina (Lácio, Itália)
Uma produção da Binaural Nodar em colaboração com o Eco Museo dell’Agro Pontino (Lácio, Itália) e com apoio do centro de investigação ID+ e do centro de investigação LiDA.
A Associação Binaural Nodar irá promover a residência artística “Canais de Água e Alimento”, da autoria de Luís Costa, no âmbito do projeto Europa Criativa Tramontana. Esta iniciativa terá lugar no território do Agro Pontino, na região do Lácio, em Itália, e explorará a relação entre os sistemas de condução de água para a agricultura, através das linguagens da arte sonora e do vídeo experimental.
O objetivo da residência é estabelecer um diálogo entre diferentes formas de gestão da água utilizadas em contextos agrícolas europeus, destacando as dinâmicas históricas, antropológicas e ecológicas associadas a cada uma delas.
Um dos sistemas a ser abordados refere-se à gestão da água no Agro Pontino, onde grandes infraestruturas de canais e represas foram implementadas durante o período fascista italiano. Este modelo de irrigação transformou pântanos em terras férteis, permitindo a expansão de uma agricultura de grande escala. O uso de sistemas mecanizados e centralizados de distribuição de água reflete uma abordagem industrial e tecnológica, na qual a intervenção estatal e a engenharia desempenham um papel crucial na conversão da paisagem e na produtividade agrícola.
Em contraste, a residência também abordará os sistemas artesanais de rega existentes no Maciço da Gralheira, em São Pedro do Sul, Portugal. Aqui, a distribuição da água é baseada num sistema comunitário, no qual as famílias locais têm direitos de rega atribuídos por horas. Pequenos canais de terra ou de pedra permitem a condução da água das nascentes até os campos, sendo a gestão realizada manualmente pelos agricultores, através do bloqueio e da abertura dos canais conforme a necessidade das famílias. Este modelo evidencia uma relação mais direta e sustentável com os recursos hídricos, adaptando-se às condições geomorfológicas da região.
A reflexão comparativa entre estes dois sistemas de irrigação permite uma compreensão mais aprofundada dos diferentes modelos de agricultura no sul da Europa. Enquanto o sistema do Agro Pontino está associado a uma lógica de latifúndio, com produção em grande escala e forte intervenção tecnológica, o modelo do Maciço da Gralheira representa a tradição do minifúndio, baseada na gestão comunitária dos recursos e na adaptação às condições naturais. A residência artística “Canais de Água e Alimento” busca, assim, evidenciar estas dinâmicas contrastantes, promovendo uma reflexão, através da prática artística contemporânea, sobre os impactos ecológicos, económicos e culturais de diferentes formas de gestão da água na agricultura europeia.
Esta residência artística está igualmente integrada na investigação do autor no contexto do Programa Doutoral em Criação Artística, contando com o apoio do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (centro de investigação ID+) e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (centro de investigação LiDA).
Luís Costa (1968). Curador de práticas artísticas contemporâneas, investigador sonoro, educador e animador cultural em contexto rural. É investigador de doutoramento no contexto do Programa Doutoral em Criação Artística da Universidade de Aveiro. Presidente da Binaural Nodar desde 2006. Coordenador do Lafões Cult Lab, um conceito de pesquisa artística no território de Viseu Dão Lafões o qual acolheu já mais de 200 artistas e investigadores sociais. Coordenador do Arquivo Digital Binaural Nodar, um projeto de pesquisa, catalogação e mapeamento sonoro e audiovisual da memória coletiva de territórios rurais. É autor de 13 livros sobre etnografia rural e sobre práticas artísticas contemporâneas em contextos rurais.