AQUA FEMINA: O FLUXO DA VIDA RURAL FEMININA
Exposição documental e multimédia
De Liliana Silva e Luís Costa
De 15 de outubro a 7 novembro 2024
Lafões Cult Lab (Vouzela)
No passado dia 15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural, inaugurou no espaço Lafões Cult Lab a exposição “Aqua Femina: O fluxo da vida rural feminina”, com a presença da Exma. Ministra da Juventude e Modernização do XXIV Governo Constitucional, Dra. Margarida Balseiro Lopes, do Exmo. Presidente do Município de Vouzela, Dr. Carlos Oliveira, de vários representantes de entidades locais e de muito público. A exposição foi apresentada pelo coordenador da Binaural Nodar, Luis Gomes da Costa.
Esta exposição constituiu uma homenagem às mulheres rurais de Vouzela e da região de Lafões, tanto de tempos passados, como da atualidade, estimulando uma compreensão sobre o papel do universo feminino na definição da cosmovisão do mundo rural, usando a água como aspeto carregado de simbolismo, um que está ligado ao nascimento, ao baptismo, aos trabalhos agrícolas e à vida social em geral.
A exposição conta com o apoio do Município de Vouzela, estando igualmente integrada no projeto Europa Criativa Rede Tramontana, que reúne 11 parceiros que trabalham em zonas de montanha de Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Albânia e Polónia.
Fotografias de Liliana Silva e de Ana Margarida Ferreira para a Binaural Nodar.
A Binaural Nodar é uma entidade apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.