DE VOLTA AO RIO PAIVA
Exposição fotográfica e media
9 a 31 de outubro de 2024
Inauguração: 9 de outubro às 14h00
Biblioteca Municipal de Castro Daire

Com:

Alicja Rogalska
Ana Rodríguez
Anna Hints
Katherine Liberovskaya
Luís Costa
Maile Colbert
Manuela Barile
Marc Behrens
Marja-Liisa Plats
Martin Clarke
Masayo Kajimura
Norberto Gomes da Costa
Patrick McGinley
Phill Niblock
Rui Costa
Tiago Carvalho
William Lamson
Vered Dror
Vittoria Assembri
Yasuno Miyauchi

Uma co-organização da Binaural Nodar e do Município de Castro Daire, através da sua Biblioteca Municipal, no âmbito das comemorações da Semana da Saúde Mental, que decorrerá entre 8 e 15 de outubro de 2024.

Gerações de comunidades rurais viveram o rio Paiva enquanto paisagem de relação quotidiana de trabalho, mas também sensorial e de bem estar, um contexto determinante para o equilibro entre corpo e mente. Por outro lado, o rio Paiva constitui um contexto geográfico propiciador da criação artística, uma realidade explorada desde 2006 pela Binaural Nodar, através da presença de dezenas de artistas que criaram obras contemporâneas desenvolvidas em aldeias próximas ao rio Paiva.

A exposição “De volta ao rio Paiva” consiste em duas séries fotográficas, a primeira de fotos dos anos 70, da autoria de Norberto Gomes da Costa, captadas junto comunidades ribeirinhas ao rio Paiva, e a segunda, de fotografias efetuadas entre 2006 e 2023 com dezenas de artistas nacionais internacionais que a Binaural Nodar acolheu no contexto do seu programa anual de residências artísticas rurais em artes sonoras e media.

Em paralelo, a exposição inclui uma instalação sonora e quatro painéis audiovisuais que incluem expressões artísticas e sensoriais concebidas por alguns dos artistas que trabalharam junto ao rio Paiva ao longo dos anos.

A exposição “De volta ao rio Paiva” está inserida nas comemorações do 20º aniversário da Binaural Nodar, fazendo igualmente parte do projeto Europa Criativa Tramontana, uma rede europeia de organizações culturais que trabalham nas montanhas da Europa nos domínios da etnoantropologia, da etnolinguística e da criação artística contemporânea, sonora e audiovisual.

Por último, esta exposição é dedicada à memória de Phill Niblock, um compositor, cineasta e videógrafo nascido nos EUA, o qual lamentavelmente faleceu em 8 de janeiro de 2024 e que, no ano de 2009, foi acolhido na aldeia de Nodar, juntamente com a artista canadiana Katherine Liberovskaya.