O CANTAR DAS NASCENTES
Residência artística
02 a 14 setembro 2024
Várzea de Calde (Viseu)
Com Julian Weaver (Inglaterra) e Ana Carucci (Argentina/Espanha)
Uma organização da Binaural Nodar em parceria com o Município de Viseu e com a Junta de Freguesia de Calde.
No passado sábado, dia 14 de setembro, a Binaural Nodar – Associação Cultural teve o prazer de celebrar o evento artístico “O Cantar das Nascente” no Museu do Linho de Várzea de Calde, concluindo assim a segunda residência artística incluída no ciclo de residências artísticas “O Cantar das Nascentes”. Foi um momento de partilha artística e cultural, que refletiu a profunda conexão entre a água e as diferentes crenças e memórias locais.
O evento contou com duas apresentações dos artistas sonoros em residência, Ana Carucci e Julian Weaver.
Ana Carucci, com a sua instalação/performance “Liquid Drums”, explorou a memória sensorial e a relação entre a água e o corpo, através de objectos de cerâmica feitos pela mesma inspirados no trabalho rural em contacto com a água.
Julian Weaver, com “Bar de Água”, convidou o público a refletir sobre a evolução das águas mineralizadas, bem como a sua descontextualização e consumo.
Agradecemos também a todos os habitantes da aldeia de Várzea de Calde, durante a conceção e apresentação deste evento pela aldeia, cuja disponibilidade e partilha de conhecimento foram fundamentais durante este período.
Fotografias de Ana Ferreira e Nely Ferreira para a Binaural Nodar.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.