UMA MANHÃ COM O BARRO NEGRO DE RIBOLHOS
Evento comunitário e artístico
Sábado, 31 de agosto
Oficina do Barro Negro (Ribolhos, Castro Daire)
Uma coprodução do Município de Castro Daire através da sua Biblioteca Municipal, da Binaural Nodar e da União de Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos.
Decorreu no passado sábado o evento comunitário e artístico ‘Uma manhã com o barro negro de Ribolhos’, que contou com um programa diversificado, tanto de interpretação dos lugares e das técnicas artesanais do barro negro desta aldeia do concelho de Castro Daire, como da expressão artística, através da apresentação da instalação ‘Alomorfia Elementar’ de Ana Margarida Ferreira e de um breve ateliê de moldagem do barro negro conduzido pelo oleiro Prof. Jorge Ferreira.
O evento teve como epicentro a Oficina do Barro Negro, tendo contado com a presença do Sr. Vereador da Educação, Prof. Armando Lemos, da Dra. Marta Carvalhal, da Biblioteca Municipal e da sua equipa, assim como a presença do presidente da União de Freguesias de Mamouros, Alva e Ribolhos, Hélder Ferreira e do oleiro e professor Jorge Ferreira, tendo sido lida uma mensagem do coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, o qual se encontrava no norte de Itália dinamizar uma ação de pesquisa sonora coletiva sobre a transumância na Europa, integrada no projeto Europa Criativa Rede Tramontana.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiadas pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.