1º Festival Gastronómico do Porco e da Broa
Domingo, 8 de Setembro,
Paços de Vilharigues, Município de Vouzela

A Binaural Nodar tem o gosto de se associar ao 1º Festival Gastronómico do Porco e da Broa, através da exibição de um documentário realizado na freguesia de Campia, concelho de Vouzela, por Liliana Silva e que acompanha a produção tradicional da broa e da bola.

Seguindo a tradição, a farinha que resulta da moagem do grão é peneirada para a masseira e amaciada com água a ferver, a que se junta também sal e fermento caseiro.

Com a ajuda da rapadeira, vai-se formando uma mistura mais homogénea, até que seja possível pôr as mãos na massa, que é sovada antes de levedar. Como há práticas que não podem faltar e de modo a que o processo seja bem-sucedido, faz-se uma cruz na massa e repetem-se as orações que ficaram dos “antigos”. Após este ritual, coloca-se uma tolha sobre a masseira e, por cima desta, a peneira.

Entretanto, deita-se o lume ao forno, que vai aquecendo lentamente, até se retirarem as brasas e se varrer o interior com recurso à também emblemática giesta. É hora de fazer as bolas – onde são presença obrigatória a sardinha, a carne de porco ou os enchidos – e as broas, que vão ao forno até cozerem.

Um agradecimento a Adrião Henriques e a Fernanda Ferreira pelo seu testemunho neste projeto.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.