Binaural Radio Rural
Um podcast dedicado a lugares, memórias, sons e arquivos
Disponível no Soundcloud, Spotify e Apple Podcasts

Episódio nº 24: As gravações não têm culpa: Pulso ancestral

O podcast Binaural Radio Rural comissionou uma série de três episódios à antropóloga e artista sonora uruguaia Ana Rodríguez, sugerindo um repto simples: o de usar gravações sonoras de arquivo, especialmente aquelas que nunca foram incluídas anteriormente em processos de criação e de devolução.
Esta série de episódios intitulada “As gravações não têm culpa” é, pois. uma tentativa de fazer justiça através da criação com gravações de campo realizadas em Portugal, Uruguai, Brasil e Espanha, as quais ficaram inéditas por problemas de comunicação, de mal-entendidos ou de falta de tempo, espaço ou escuta.

Cada capítulo desta série revive esses registos que mereciam não ficar esquecidos, os quais foram carinhosamente embrulhados em gravações de arquivo, processos de introspecção e narrativas sonoras.

Para o segundo episódio da série “As gravações não Têm culpa”, Ana Rodríguez escreve:

“Se nunca somos o mesmo rio, como é que nos transforma tanto o voltar a ouvir o que gravámos em águas anteriores das nossas vidas? Neste capítulo trabalhámos a partir de um sonho que trouxe mensagens de integração. Integração de dados corporais, pendentes do coração, medos e culpas. O que fizemos instintivamente acaba por se tornar num remédio para digerirmos o fato de sermos portadores de antenas cósmicas. Cada pessoa deve orientar a sua para perceber as mensagens que recebe com maior claridade.”

Neste episódio incluem-se gravações de campo realizadas em setembro de 2019 pela professora Cristina Gonçalves a alunos da Escola Rural João André Figueira, durante a Festa Farroupilha, no contexto do projeto “Campo Compartilhado: Transruralidade e media”, uma parceria entre o Mapa sonoro de Uruguay e a Binaural Nodar.

Incluem-se ainda gravações realizadas por Ana Rodríguez em Trinta y Três, Montevideo e Tacuarembó, no Uruguai e nas aldeias de Oliveira e de Sequeiros, em Portugal.

Peça sonora da introdução: Excerto de “Imersão sonora termal”, composta por Rui Costa.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.