PRAXIS E POIESIS 1.1.5.6
Exposição Coletiva
Área de Estudos de Arte (DeCA/UA)
Museu de Aveiro / Santa Joana
6 a 16 junho 2024
Inauguração: 6 de junho às 19h00
A Binaural Nodar anuncia a inauguração da exposição PRAXIS E POIESIS 1.1.5.6 no próximo dia 6 de junho pelas 19h00, organizada pela Área de Estudos de Arte do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
A Binaural Nodar é parceira do DeCA desde 2011, coorganizando anualmente uma residência artística no território de Lafões com a presença do corpo discente e docente do Mestrado de criação artística contemporânea (MCAC), sendo que parte das obras expostas nesta mostra coletiva resultam precisamente do trabalho desenvolvido na residência artística que decorreu no início de maio em Vouzela.
Por outro lado, a exposição contará com a obra “Dois Montes de Irmãos” da autoria do coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, a qual foi produzida pela associação, fazendo igualmente parte do trabalho académico do autor no contexto do Programa Doutoral em Criação Artística.
As criações artísticas apresentadas na exposição abrangem uma ampla gama de meios, incluindo performance, escultura/pintura, vídeo, mixed-media, instalação interativa e arte sonora.
A exposição é fundamentada no desenvolvimento de projetos de investigação através da prática (practice-based research) que buscam fortalecer a autonomia dos alunos na realização das suas obras e aumentar a conscientização sobre o significado do próprio ato criativo – aspetos essenciais para a prática artística.
A proposta da exposição assenta na ideia de aprofundamento dos conhecimentos, baseados na substância dos conceitos e em relações estabelecidas com aspetos do real (reflexão expressiva sobre lugares, pessoas, histórias, processos sociais e matérias), buscando uma compreensão abrangente da prática artística, processo guiado por uma perspetiva multi e transdisciplinar, com o intuito de desenvolver, aplicar e expandir o conhecimento e a reflexão sobre as artes visuais, sonoras e performativas.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.