NOVAS ESCUTAS RURAIS (2009-2024)
De Luís Costa
Álbum sonoro

Ao longo deste ano 2024, a Binaural Nodar celebra os seus vinte anos de atividade criativa em contexto rural, com várias iniciativas disseminadas ao longo do ano.

Desta vez anunciamos a publicação do álbum sonoro digital “Novas Escutas Rurais” da autoria do coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, o qual foi originalmente publicado em 2014 no formato de CD, como parte de um livro de ensaios sobre a dimensão sonora em contexto rural.

As quatro composições incluídas nesta publicação resultam de sons gravados exclusivamente no âmbito da primeira edição do projeto educativo Aldeias Sonoras que a Binaural Nodar desenvolveu em 2009 no município português de São Pedro do Sul. Aldeias Sonoras consistiu na gravação, edição e mapeamento do património acústico de aldeias rurais por crianças e jovens, em paralelo com o seu levantamento geográfico, histórico e sociocultural.

Durante esta primeira edição de Aldeias Sonoras foram efetuadas sete viagens a núcleos de aldeias de S. Pedro do Sul, de forma a cobrir parte importante das freguesias mais rurais e as respetivas aldeias (10 freguesias, cerca de 30 aldeias ou lugares) e foram gravadas 3 horas de material sonoro, correspondentes a cerca de 75 sons individuais representativos do enquadramento antropológico e paisagístico de cada zona.

As quatro composições sonoras resultam de uma agregação territorial em quatro subáreas geográficas com o objetivo de serem captadas afinidades entre aldeias e freguesias, de alguma forma procurando reforçar o sentido de coerência narrativa de cada composição:

Terras da Arada: aldeias situadas a Noroeste, em redor da Serra da Arada e correspondentes a duas freguesias: Manhouce e Candal

Terras do Baroso: aldeias situadas a Sudoeste e que agregam as freguesias de Santa Cruz da Trapa, Carvalhais e São Cristóvão de Lafões.

Terras de São Macário: aldeias situadas a Nordeste, em redor do Monte de São Macário e correspondentes a três freguesias: São Martinho das Moitas, Covas do Rio e Sul

Terras do Vouga: aldeias situadas a Sudeste, Sul e Sudoeste, todas banhadas pelo rio Vouga e correspondentes às freguesias de Pinho e Valadares.

As composições foram criadas em 2014 partindo de uma escolha de excertos sonoros assente numa metodologia narrativa-poética (ou seja, a escolha dos sons não seguiu critérios de representatividade geográfica, mas sim de necessidade narrativa) e, paralelamente, na criação de interlúdios expressivos através de técnicas eletroacústicas, nomeadamente de loops compostos através de ferramentas de síntese granular.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.