TRAJETÓRIA
Um espetáculo do Teatro Do Frio
Estreia, 16 maio 2024 (CRL Central Elétrica, Porto)
Coprodução FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Binaural Nodar
Binaural Nodar esteve presente na estreia do espetáculo “Trajetória” do Teatro do Frio, do qual a Binaural Nodar é coprodutora e que decorreu no dia 16 de maio, no contexto do FITEI.
Trajetória é uma performance audiovisual que emerge da recolha de sons e imagens, tecendo uma linha imaginária através dos trilhos percorridos em bicicleta por Rodrigo Malvar (sonoplasta e performer) e Gonçalo Mota (cineasta e antropólogo), durante as expedições do projeto de pesquisa Gyrovagus.
“Consegues sentir para além de ti?” Pegadas. Latidos. Vozes. “Ganha-se mais, mas não podes comprar o sol”.
Atalhos entre giestas e tojos. De quem é esta mata? A promessa de um murro. Um muro. Um riacho que corre entre as pedras.
Pescadores lembram o naufrágio, “cada pessoa é uma cultura”.
Sentir o granizo no rosto, nos ossos, o movimento de uma força invisível, ser mar alto – afinal o que é isto de levar o corpo a sério?
E depois, o modo como a colina atiça o peito. Consegues sentir?
Ficha artística e técnica
Direção Artística: Rodrigo Malvar
Dramaturgia: Catarina Lacerda e Gonçalo Mota
Composição sonora: Henrique Apolinário e Rodrigo Malvar
Imagem: Gonçalo Mota
Interpretação: Henrique Apolinário e Rodrigo Malvar
Recolha audiovisual: Rodrigo Malvar e Gonçalo Mota
Operação técnica: Rafael Silva
Registo fotografia e vídeo do espetáculo: Miguel F
Direção de Produção: Paula Silva
Produção Executiva: Ana de Sousa Vieira
Comunicação: Ana Maria Dinis
Produtor: Teatro do Frio
Co-produtor: FITEI e Binaural Nodar
Apoios: BEEQ, POLISPORT
Apoio a residências: crl – central elétrica
Agradecimentos: Ciclo Ebikes, Viveiros Dias
Estrutura financiada por Ministério da Cultura | Direção Geral das Artes.
“Trajetória” é uma performance audiovisual inserida no projeto de investigação Gyrovagus.
O encontro “De Volta ao Humano” convida-nos a (re)descobrir a importância do contacto direto, da generosidade e do diálogo entre os seres humanos.
Ao longo de quase 2.000 quilómetros a pedalar e em confronto direto com o território vegetal e geológico a norte do Mondego, encontramos o outro, também humano, pessoas com quem nos cruzamos que nos levaram a conversas outras e imaginações de luz para um futuro próximo.
A inquietação para falar do tema “De Volta ao Humano” surge no curso da primeira expedição, em julho de 2023, a partir da residência na Binaural. Um sentimento que continuou presente nos restantes percursos e que, agora, depois da estreia de “Trajetória”, nos reúne em forma de conversa polifónica – uma conversa que se tece a partir de experiências (territoriais, sociais, criativas) que não sendo coincidentes se tocam num número significativo de pontos revelando uma constelação peculiar.
“De Volta ao Humano” é também esse repto de falar com e ouvir aquelas pessoas que trilham outros caminhos, dando-nos a compreender a espessura dos lugares por onde passamos e daqueles com quem nos conectamos durante a viagem.
A conversa contou com os convidados e convidada Clara Antunes (ARTEMREDE), Hugo Guiomar (Arquiteto Paisagista, Atelier Peninsular) e Luís Costa (Direção artística Binaural Nodar).
+ info https://bit.ly/trajetoria_fitei
Após o espetáculo, o coordenador da Binaural Nodar, Luís Costa, participou, juntamente com Catarina Lacerda, Rodrigo Malvar, Clara Antunes e Hugo Guiomar, numa conversa intitulada “De Volta ao Humano” e que refletiu sobre a relação entre as paisagens geomorfológicas percorridas e a diversidade de vidas que nelas habitam.
Fotografias de Luís Costa (Binaural Nodar) e do Teatro do Frio.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.