ÁGUA DOCE, ÁGUA SALGADA
Residência Artística
18 a 30 setembro 2023
Reriz e Vila Nova (Castro Daire)
Rincón de Paiva (Cerro Largo, Uruguai)

Com Vittoria Assembri, Luís Costa e Ana Rodríguez

Uma coprodução da Binaural Nodar com o Município de Castro Daire, em parceria com Amaneï Salina, o Mapa sonoro de Uruguay, a União de Freguesias de Reriz e Gafanhão e a Junta de Freguesia de Pinheiro.

Decorreu entre 18 e 30 de setembro a primeira residência artística do ciclo “Água Doce, Água Salgada”, com trabalho de campo realizado em duas aldeias situadas nas duas margens do rio Paiva, Reriz e Vila Nova, assim como numa localidade do norte do Uruguai com um topónimo com ressonâncias bem familiares: Rincón de Paiva. A apresentação final à comunidade decorreu nas margens do rio Paiva, junto à ponte pedonal que liga as referidas aldeias de Reriz e de Vila Nova.

Que “alma do lugar” tem cada aldeia banhada por um rio e/ou por um ribeiro? Como é que a presença de água influencia a cosmovisão dos seus habitantes? O que tem de específico viver na margem de cá ou na margem de lá de um rio? Como é que ao longo das décadas se transformou a relação dos lugares com a água e seus usos? Estas são algumas das questões gerais abordadas através do trabalho de campo artístico de Vittoria Assembri, Luís Costa e Ana Rodríguez.

A segunda residência artística deste ciclo “Água Doce, Água Salgada” decorrerá entre 8 e 20 de outubro na localidade de Santa Marina di Salina (Ilhas Eólias, Itália) com a participação de Elettra Bottazzi, Luís Costa e Ana Rodríguez.

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.