JANELAS DE OUTRORA
Uma criação de Ana Margarida Ferreira
Apresentação pública
Sexta-feira, 4 agosto 2023
Nogueira de Côta (Viseu)

Uma coprodução da Binaural Nodar com o apoio da Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta, da Junta de Freguesia de Côta e cofinanciamento do Município de Viseu.

Decorreu num espaço informal da aldeia de Nogueira de Côta a conclusão do processo de criação artística levado a cabo por Ana Margarida Ferreira, simultaneamente um trabalho académico no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro e uma obra produzida pela Binaural Nodar no âmbito do estágio profissional realizado pela artista nesta associação.

O acumular de anos vividos pode-se traduzir em diversas camadas de experiências, diversos álbuns de memórias. Gota a gota enche-se um oceano, para onde os rios que nunca param de correr desaguam. A gota de água perdura, mas mediante o seu trajeto, acaba por ser classificada de forma diferente. A repetição da experiência faz nascer uma que seja familiar, nunca igual. Nunca se veste a mesma peça de roupa da mesma forma duas vezes.

Ao reencenar uma pequena seleção do seu leque de memórias, Ana Margarida Ferreira teve o cuidado de preservar sempre algo familiar. Partindo do local escolhido, a Freguesia de Côta, de onde é natural da sua família, bem como as vestimentas tradicionais de trabalho, fato escuro, lenço e/ou chapéu de palha até à escolha dos modelos, os seus dois irmãos mais novos (também eles estudantes na área das artes) Nuno Miguel Fareleira e Ana Marta Fareleira. Não esquecendo o local de apresentação, a garagem da casa dos seus avós maternos.

A Binaural Nodar é uma estrutura cultural apoiada pelo Governo Português – Cultura | Direção-Geral das Artes.