JANELAS DE OUTRORA
Residência Artística
Ana Margarida Ferreira
17 a 31 de julho de 2023
Nogueira de Côta (Viseu)

Uma produção da Binaural Nodar, em colaboração com a Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Nogueira de Côta e a Junta de Freguesia De Côta – Viseu e apoio financeiro do Município de Viseu.

O projeto “Janelas de Outrora” de Ana Margarida Ferreira, parte da metodologia de reencenação de uma memória. Através da fotografia, do desenho e do som, a artista procura voltar a viver a memória em mente, algo impossível pela inevitável reinterpretação constante. Uma pessoa nunca veste a mesma roupa da mesma forma duas vezes, nunca vê um filme da mesma forma duas vezes, nunca passa a ferro da mesma forma duas vezes… e assim sucessivamente. Não é possível repetir uma ação sem a recordação da experiência anterior. Camada após camada, a experiência vai-se modificando, nem que seja milimetricamente, sendo que poderíamos afirmar que o árbitro/júri definitivo seriam as novas tecnologias, através da fotografia ou vídeo, o que torna mais interessante a abordagem de diferentes épocas, quando estas ferramentas não estavam disponíveis com tanta facilidade. Ana Margarida Ferreira procura assim levar o espetador a uma busca sem retorno, a busca pela camada inicial/fatual da memória.

Ana Margarida Ferreira é uma jovem artista contemporânea com raízes familiares na aldeia de Nogueira de Côta, no município de Viseu e que frequenta o segundo ano do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, no âmbito do qual efetua um estágio com a Binaural Nodar. A artista tem apresentado o seu trabalho polissémico (artes visuais, escrita, media, som, etc.) no contexto de exposições coletivas desenvolvidas em ambiente académico.