A ARTE DO ENCONTRO CARAMULANO
Residência Artística
20 a 23 abril, Lafões Cult Lab (Vouzela)
O Mestrado I CRIAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA da Universidade de Aveiro e a Binaural Nodar celebram em 2023 doze anos de parceria contínua, no âmbito da qual se desenvolveram múltiplas atividades conjuntas, entre as quais uma residência artística anual co-organizada no território de Viseu Dão Lafões desde 2011 e que no ano de 2022 motivou a exposição retrospetiva “Entre tempos e lugares” que decorreu no edifício do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O conceito desta já longa parceria tem estado ligado à ideia de complementaridade, quer territorial, o Rio Vouga enquanto símbolo da ligação entre comunidades de montanha e atlânticas, quer artística, as paisagens sonoras e a arte sonora enquanto área interessante para a criação artística contemporânea.
Entre 20 e 23 de abril, a vila de Vouzela e aldeias em redor voltarão a ser o palco desta residência artística colaborativa, com a presença de cerca de uma vintena de professores e alunos do Mestrado de Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, a qual inclui uma ideia forte de contacto: com a paisagem, com a palavra direta e com a empatia entre formas de viver e habitar diferentes. Voltar ao contacto com a terra, com a escuta atenta e com a partilha não mediada de memórias. Voltar também a acolher os corpos, as vozes e os desejos de expressão criativa por parte de jovens artistas.
Esta residência artística está incluída nas atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2023 | DIMS2023 e tem apoio logístico e de divulgação do Município de Vouzela.
Estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.