O TEMPO DAS COISAS
Exposição Multimédia
Lafões Cult Lab (Vouzela)
24 março a 14 abril 2023
Um projeto da Binaural Nodar desenvolvido em parceria com a Universidade Sénior de Vouzela do Município de Vouzela.
Todas as pessoas estão rodeadas de objetos com valor afetivo, independentemente da sua condição económica, social ou educativa. Alguns destes objetos podem ter sido transmitidos ao longo de gerações, outros foram instrumentos de trabalho ou de uso quotidiano, outros ainda são talismãs preciosos, muitas vezes resultado de encontros fortuitos. Os objetos têm, portanto, uma alma e “falam” dos seus guardiões pelo que, escutando a história de cada um deles, percebemos melhor como podem transmitir uma “aura” de proteção, uma memória acolhedora ou um símbolo do próprio sentido da vida individual e social. Em certo sentido, amar e cuidar de um objeto significa amar a própria vida, o que esta deu e poderá ainda vir a dar no futuro.
“O Tempo das Coisas” é um projeto comunitário de pesquisa sonora e fotográfica, desenvolvido com uma metodologia específica e relacionado com histórias ligadas a uma diversidade de objetos pessoais, autênticos companheiros de vida dos grupos participantes, privilegiando-se aqueles que careçam de processos de valorização da sua história pessoal e, consequentemente, da sua autoestima individual e grupal.
A segunda edição de “O Tempo das Coisas”, uma iniciativa da Binaural Nodar em colaboração com a Universidade Sénior de Vouzela do Município de Vouzela, compreendeu um conjunto de encontros comunitários de partilha, de registo sonoro e fotográfico, tendo como resultado final uma exposição multimédia.
Das fotografias que perpetuam momentos ao espólio que o setor ferroviário deixou na região, sem esquecer as memórias de infância e as aprendizagens em contexto familiar, social, cultural e artístico; são muitos os testemunhos que nos remetem para um universo individual e, simultaneamente, coletivo.
PARTICIPANTES NO PROJETO:
Adélia Almeida, Adelino Serrano, Agostinho Lajas, Aida Ferraz, Albertina Costa, Alzira Lourenço, Amélia Costa, Ana Maria Ferreira, António Fragoso, Carlos Rodrigues, Clara Ladeira, Esperança Laborim, Ester Vargas, Fátima Duarte, Fernando Duarte, Francisco Almeida, Francisco Lopes, Sílvia Dutra, Gil Silva, Helena Silva, Isaura Santos, João Bordonhos, John Tomkinson, Licínia Russo, Lucinda Bastos, Lucinda Coutinho, Luís Grilo, Lurdes Pereira Tavares, Manuel Rodrigues, Maria Alcina Balonas, Maria da Conceição Ribeiro, Maria Natália Nobre, Miguel Almeida, Natália Vieira, Palmira Sousa, Rita Melo, Rosário Amaral, Teresa Almeida, Tobias Sanches, Utelina Silva, Virgínia Figueiredo.
FICHA TÉCNICA
Ideia original: Luís Costa
Concepção metodológica e técnica: Luís Costa e Liliana Silva
Registos fotográficos e dispositivo holográfico: Liliana Silva
Entrevistas e registos sonoros: Andreia Mota
Edição sonora: Luís Costa
Desenho gráfico: Liliana Silva
Escrita de textos: Andreia Mota
A Binaural Nodar é uma estrutura cultural profissional financiada por apoios bienais da Direção-Geral das Artes, estando localizada na zona de intervenção da Direção Regional de Cultura do Centro.