“Dançar com a Raiz: Documentar a Memória dos Ranchos Folclóricos de Castro Daire”
Uma coprodução Binaural Nodar e Município de Castro Daire

No passado dia 26 de fevereiro, foi apresentado no Auditório Municipal de Castro Daire o livro “Dançar com a Raiz: Documentar a Memória dos Ranchos Folclóricos de Castro Daire”. Esta publicação, com 376 páginas e mais de quatrocentas fotografias, reúne o imenso tesouro patrimonial que constitui o acervo documental dos onze ranchos folclóricos castrenses, entre textos, registos sonoros, documentos e fotografias da história, trajes e sua descrição, objetos etnográficos, letras e descrição de modas, entre muitos outros.

Esta publicação, insere-se no projeto Memória sobre Rodas, uma coprodução entre a associação Binaural Nodar e o Município de Castro Daire, através da sua Castro Daire – Biblioteca Municipal, consistindo em recolhas sonoras, fotográficas e audiovisuais de aspetos do património cultural do Município de Castro Daire e na sua disseminação e valorização, através de um arquivo digital em linha (https://memoria-sobre-rodas.org), assim como de outras iniciativas associadas, como publicações, ateliês, exposições, residências artísticas, espetáculos, etc.

O livro Dançar com a Raiz conta com o apoio de divulgação da Federação do Folclore Português e da rede europeia Réseau Tramontana. A Binaural Nodar é uma estrutura cultural profissional apoiada por financiamento bienal da Direção-Geral das Artes.

Fotografias de Liliana Silva e Margarida Ferreira (Binaural Nodar).