ECOS DA IDA E DO RETORNO
Ciclos de encontros comunitários
20 novembro a 15 dezembro 2022
Castro Daire e Zermatt (Suíça)

Organização: Binaural Nodar, em parceria com a Biblioteca Municipal de Castro Daire (Município de Castro Daire), no âmbito do projeto Memória sobre Rodas.

Desde o final do século XIX até à atualidade, milhões de portugueses emigraram, procurando alternativas à pobreza, a uma economia de subsistência e/ou à falta de oportunidades de trabalho. Como tal, a emigração é simultaneamente parte da memória e do presente das regiões rurais portuguesas. Em cada aldeia coexistem múltiplas camadas temáticas que se relacionam com as distintas vagas de emigração, aquelas mais longínquas, para o Brasil, Venezuela, Estados Unidos da América, etc. ou aquelas mais próximas, para países europeus como a França, Alemanha, Suíça ou Luxemburgo.

De igual forma, muitas zonas rurais acolhem hoje pessoas originárias de outras paragens dos vários continentes, num processo em sentido contrário ao que encetaram tantos portugueses. O voo migratório pensado em termos histórico-sociais identificou origens, destinos, contextos, motivações e quantificou os fluxos dos que emigraram e dos que regressaram ou não.

Não obstante, existe um leque literalmente infinito de temas que é possível aprofundar quando se contacta diretamente com antigos e atuais emigrantes e com os seus descendentes, como a arquitetura, a economia, a língua, os sentidos de pertença e de inserção cultural dos que emigraram e dos seus descendentes, as percepções sobre a evolução dos lugares de destino e origem, o tipo de vinculação com o mundo rural, as narrações e os registos documentais familiares, a simbologia e semiótica afetiva, a gastronomia e tantos outros.

A Binaural Nodar, em colaboração com a Biblioteca Municipal de Castro Daire (Castro Daire – Biblioteca Municipal), irá desenvolver, entre 20 de novembro e 15 de dezembro, um primeiro ciclo de encontros comunitários com antigos e atuais emigrantes na Suíça, os quais terão lugar, simultaneamente, na Biblioteca Municipal de Castro Daire e na cidade de Zermatt, na Suíça, uma localidade que constitui um autêntico reduto de castrenses, tal é o número de conterrâneos que aí viveram e vivem.

Este ciclo de encontros comunitários está integrado no projeto Memória sobre Rodas, uma iniciativa conjunta da associação Binaural Nodar e da Biblioteca Municipal de Castro Daire, a qual, desde 2019, tem vindo a desenvolver ações de recolhas audiovisuais e atividades paralelas (ateliês, exposições multimédia, espetáculos, etc.), tendo associado um arquivo digital desenhado para catalogar e difundir a documentação recolhida (https://memoria-sobre-rodas.org).

A Binaural Nodar é uma entidade cultural profissional co-financiada com apoios bienais da Direção-Geral das Artes.