Īḍā (título provisório)
Residência Artística
31 out a 6 nov 2022
Lafões Cult Lab (Vouzela)

A Binaural Nodar inicia uma parceria estratégia com o projeto Self-Mistake através do acolhimento da residência artística de criação “Īḍā”, com direção artística de Filipe Baptista e co-criação e interpretação de Ana Silva, António Olaio, Beatriz Almeida, Filipe Baptista, João Pedro Fonseca, Mário Coelho e Teresa Manjua.
Vários corpos encontram-se no interior de uma sala. Este espaço manifesta uma paisagem que acusa escutar e dialogar com quem lá entrar. Esta criação manifesta um olhar sobre o que representa acedermos a um espaço sagrado exterior e/ ou interior a nós e sobre a persistente ciclicidade de vida que cada corpo representa. É sobre ciclos de destruição e criação, sobre encontro, sobre desejos, sobre rituais e sobre transformação.

A residência artística no Lafões Cult Lab da Binaural Nodar será a primeira do projeto, na qual se farão as primeiras pesquisas de ações e lugares de cada corpo, em relação íntima com o dispositivo sonoro que se irá construir, cuja matéria, ativação e manipulação estará intimamente ligada com as ações dos corpos-performers.

O projecto Self-Mistake promove a criação artística, num contexto de experimentação e risco, nas áreas da dança e da performance contemporânea. Apoia o desenvolvimento de processos artísticos, assim como a partilha de criações em contextos alternativos. Ao acolher o risco e a inovação, o projecto Self-Mistake incentiva à experiência do erro na criação artística como etapa fundamental para a transformação e a transcendência.

Ficha Técnica:

Direção artística e criação | Filipe Baptista
Interpretação e co-criação | Ana Silva, António Olaio, Beatriz Almeida, Filipe Baptista, João Pedro Fonseca, Mário Coelho, Teresa Manjua
Dispositivo sonoro e sonoplastia ao vivo | Filipe Baptista
Desenho de luz | João Pedro Fonseca
Apoio à criação | Pedro Baptista
Apoio a residências | Binaural Nodar, O Espaço do Tempo, Pro.Dança, Rua das Gaivotas6
Parceiro institucional | DGArtes – Direção-Geral das Artes
Apoios | SelfMistake, Companhia Olga Roriz, Rua das Gaivotas 6/Teatro Praga

Esta residência artística é produzida pela Binaural Nodar com o apoio logístico do Município de Vouzela e do Município São Pedro do Sul.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural profissional co-financiada com apoios bienais da Direção-Geral das Artes.