La Flota Idonea | Le Piano du Lac
29 e 30 julho às 19h00: Barragem de Várzea de Calde (Viseu)
31 de julho às 19h00: Parque Urbano de Oliveira de Frades

Le Piano du lac nasceu nos Alpes franceses para reinventar o conceito do concerto clássico e para construir instrumentos adaptados à paisagem. Ao longo da sua transumância sonora, fundem música, teatro e dança apresentados em cenários naturais que se transformam em verdadeiros anfiteatros improvisados, potenciando novos espaços de escuta ativa onde se pode desfrutar música e paisagem e promover laços sociais.

Todos os verões desde 2014, diferentes digressões autoproduzidas percorrem múltiplas artérias aquáticas europeias, convidando o público a viver um momento de encontro e de poesia sobre a água, no coração de paisagens aquáticas naturais ou urbanas escolhidas pela sua beleza única. Em 2021, foram realizadas 5 digressões com 5 espetáculos flutuantes diferentes em França, Espanha – e ocasionalmente na Bélgica -, num total de 209 concertos e 42.659 espectadores.

Em 2022, e em coprodução com a companhia espanhola La Xata La Rifa, Le pianO du lac apresenta o seu novo espetáculo Flota Idónea, um recital flutuante que convida a desfrutar do pôr-do-sol e da paisagem de uma forma surpreendente, o qual será apresentado em:
– Barragem de Várzea de Calde, Viseu, nos dias 29 e 30 de julho às 19h00.
– Parque Urbano de Oliveira de Frades, dia 31 de julho às 19h00.

Os espetáculos realizados em Portugal são programados e acolhidos pela associação Binaural Nodar e contam com a colaboração de várias entidades locais:
– Espetáculos de 29 e 30 julho: Colaboração do Município de Viseu, do Museu do Linho de Várzea de Calde (Museus de Viseu), da Junta de Freguesia de Calde e da Junta de Agricultores de Várzea de Calde.
– Espetáculo de 31 de julho: Colaboração do Município de Oliveira de Frades

Por ocasião da sua aventura em Espanha e em Portugal, Violette Prévost, a pianista rouge, proporá o seu repertório repleto de composições e tão suaves quanto intensas, a bordo do seu redOnda-pianO, uma nova plataforma flutuante construída artesanalmente em madeira e alumínio. Acompanhada pela flauta mágica de Sabine Figuet e pelos passos de dança de Mónica Cofiño, Violette ela perderá as inibições no francês, emocionará no espanhol e aventurar-se-á no português. O piano ganha impulso antes de se desvanecer, tudo é movimento nessa plataforma flutuante que balança ao sabor dos impulsos do nadador e coreógrafo!
O conjunto estará à mercê das ondas, das correntes e dos caprichos do clima… Neste grande ballet aquático, a fusão entre as melodias da flauta e os passos de dança, cativarão o púbico com a sua delicada intensidade.

O público deverá assistir aos espetáculos com o seu kit de conforto, uma pequena cadeira ou almofada, pois não há lugares pré-estabelecidos: o espetáculo é desfrutado ao ar livre, no meio do contexto envolvente.

Os bilhetes voluntários podem ser adquiridos em https://www.pianodulac.eu ou na bilheteira instalada junto ao local do espetáculo no dia do concerto, pelo preço sugerido de 12 euros.

Para consultar as várias digressões de espetáculos flutuantes: https://pianodulac.eu/es/mapa-de-giras/