Seminário “O futuro das rádios escolares e comunitárias (experiências e desafios)”
4 julho, 10h00 – 17h00
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O Coordenador da Binaural Nodar, Luís Gomes da Costa, será um dos oradores no seminário “O futuro das rádios escolares e comunitárias (experiências e desafios)”, realizado no âmbito do projeto “ForestFM – Envolvimento de jovens na prevenção dos incêndios rurais através de um programa de rádio participativo”.
Luís Gomes da Costa abordará as metodologias participativas de som e de rádio desenvolvidas pela Binaural Nodar desde 2006, como os projetos “Aldeias Sonoras”, “Florestas Sonoras” e “Ouço, Lembro e Sinto”.
Trata-se de um projeto de investigação que tem como objetivo envolver os jovens na promoção de atitudes e comportamentos favoráveis à prevenção de incêndios rurais, através da produção de um programa de rádio participativa. Tem como população-alvo fundamental os jovens e comunidades locais da região de Viseu particularmente fustigadas pelos incêndios de 2017.
ForestFM é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia coordenado pelo ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico de Viseu e a Rádio Jornal do Centro, com sede em Viseu.
O projeto inclui uma série de atividades, desde um inquérito à perceção do risco de incêndio dos jovens locais, passando pela análise da cobertura mediática dos incêndios, até à produção de um programa participativo de rádio orientado para as comunidades de regiões afetadas por eventos extremos. Este programa será desenvolvido por estudantes do nível secundário em contexto escolar, contando com a participação de agrupamentos escolares da região.