O CANTO POLIFÓNICO: UM PERCURSO PELAS PONTES, ENTRE O TRADICIONAL E O CONTEMPORÂNEO
Uma exposição concebida pela Binaural Nodar para o projeto Cultura Entre Pontes do Município de Sever do Vouga, do Município de Oliveira de Frades, do Município de Vouzela e do Município São Pedro do Sul.

São Pedro do Sul
Datas: 1 a 14 julho (inauguração, 1 julho às 15h00)
Local: Balneário Romano das Termas de São Pedro do Sul

Oliveira de Frades
Datas: 16 a 30 julho
Local: Museu Municipal de Oliveira de Frades

Vouzela
Datas: 3 a 15 agosto
Local: Museu Municipal de Vouzela

Sever do Vouga
Datas: 17 a 31 agosto
Local: Biblioteca Municipal de Sever do Vouga

Sendo a voz humana o elemento sonoro que serve de base à expressão e à comunicação, ela absorve e projeta de forma natural toda a paleta sensorial do ser e estar no mundo. Podemos afirmar que a voz e o ritmo do coração são a base da intuição musical desde as mais antigas civilizações, uma intuição que naturalmente se desenvolveu e aprofundou gradualmente, segundo as especificidades de cada tempo e de cada contexto cultural.

As aldeias rurais dos concelhos do vale do rio Vouga são exemplos vivos dessa relação antiga entre paisagem, corpo e voz. A voz que alivia o cansaço, a voz que acompanha a marcha e o trabalho, a voz que interpela e ajuda a formar laços de comunidade, a voz que explica o passado, a voz que denuncia o presente, a voz que provoca, a voz que seduz, a voz que lamenta etc.

Um dos aspetos que mais impressiona nos cantares polifónicos dos concelhos de Sever do Vouga, Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul é precisamente a sua aparência ancestral enquanto manifestação atual de um fluxo cultural milenar, que se desenvolveu lentamente e sem interrupções através uma cultura ancorada num espaço rural de montanha, naturalmente com influências externas mas limitadas pela rudeza e dificuldade da própria paisagem.

A exposição “O canto polifónico: Um percurso pelas pontes ente o tradicional e o contemporâneo”, concebida pela associação Binaural Nodar e integrada no projeto de programação cultural intermunicipal “Cultura entre Pontes”, apresenta um percurso expositivo baseado num vasto conjunto recolhido de documentação sonora, fotográfica e videográfica, quer relativa ao historial etnográfico e musicológico de quatro grupos de cantares polifónicos dos concelhos participantes: Sever do Vouga, São João da Serra (Oliveira de Frades), Carvalhal de Vermilhas (Vouzela) e Manhouce (São Pedro do Sul), quer relativa às iniciativas desenvolvidas em 2021 e 2022 de ateliês de canto polifónico abertos à comunidade, os quais foram dirigidos por Teresa Melo Campos, Celina da Piedade, Carmina Repas Gonçalves e Joana Negrão e culminaram em concertos realizados em espaços culturais dos quatro concelhos integrados no projeto “Cultura entre Pontes”.

Ficha técnica:
Concepção da exposição: Luis Costa e Liliana Silva
Desenho gráfico e edição vídeo: Liliana Silva
Fotografias dos ateliês: Nely Ferreira, Andreia Mota e Liliana Silva
Fotografias e captação sonora dos concertos: Nely Ferreira e Andreia Mota
Gravações vídeo dos grupos tradicionais: Luis Costa e Liliana Silva
Fotografias dos grupos tradicionais: Arquivo dos grupos tradicionais e Arquivo Digital Binaural Nodar