RETRATOS FALADOS
Projeto de oralidade e memória fotográfica
Sequeiros e Sete Fontes, Município de São Pedro do Sul
Março a Agosto de 2021
Binaural Nodar e Associação de Apoio à Comunidade de Sequeiros e Sete Fontes

Até há algumas décadas atrás, os retratos de famílias rurais eram poucos, normalmente tirados numa ida ao fotógrafo da vila, num dia do casamento ou por algum/a entusiasta pela fotografia que passava ou residia na aldeia (uma professora primária, um emigrante, um antigo militar, etc.). Olhando com atenção uma qualquer fotografia antiga, é possível perceber muitos aspetos para além dos nomes das pessoas retratadas: formas de vestir, lugares, situações, colocação dos corpos, expressões, etc.

No contexto da dinâmica encetada pela nova direção da Associação de Apoio à Comunidade de Sequeiros e Sete Fontes (União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio, Município de São Pedro do Sul), a Binaural Nodar propõe-se, ao longo do ano de 2021, desenvolver nestas aldeias um projeto intitulado “Retratos Falados”, qual aliará oralidade e memória, usando retratos familiares como mecanismo ativador de narrativas sobre os laços familiares, os percursos de vida, a transformação destas aldeias e tantos outros aspetos.

O projeto será desenvolvido cumprindo as regras sanitárias e as medidas de prevenção de combate ao covid-19 e consistirá numa série de tertúlias, cada uma associada a determinadas fotografias em concreto, sendo o resultado final uma exposição fotográfica e sonora na sede da Associação de Apoio à Comunidade de Sequeiros e Sete Fontes a ser inaugurada em agosto de 2021. Todas as fotografias serão devidamente digitalizadas e catalogadas e passarão a fazer parte do espólio da referida associação e do Arquivo Digital Binaural Nodar.

O projeto conta com o apoio de divulgação do Município de São Pedro do Sul e da União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio, a quem muito agradecemos.