A Binaural Nodar está a produzir um projeto para as Termas Centro intitulado “Aldeias do Conhecimento”. Este projeto consiste num vasto conjunto de atividades em desenvolvimento nos vinte territórios termais da Região Centro: recolhas audiovisuais, criação de um arquivo digital com mapeamento geográfico e atividades artísticas e educativas associadas.
A Binaural Nodar produziu o primeiro trailer de um trabalho que vai durar dois anos de apresentação das histórias e memórias recolhidas nas Termas do Carvalhal (Município de Castro Daire) e aldeias circundantes.
Entre setembro e novembro de 2020, concluiu-se o primeiro ciclo de trabalho de campo, no território envolvente às Termas do Carvalhal. O trabalho envolveu um conjunto de entrevistas e de outros registos audiovisuais que exploraram os usos da água nestas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz.
Em aldeias, como as próprias Termas do Carvalhal, Casal, Moinho Velho e Alva, foram também recolhidas memórias antigas das termas, registos do seu funcionamento atual e também histórias sobre os usos comunitários da água nas aldeias adjacentes: o funcionamento dos moinhos de água, das fontes e bebedouros, os sistemas de rega e até as propriedades benfazejas de algumas águas de nascente.
A equipa da Binaural Nodar envolvida nesta primeira fase do projeto consistiu em Ana Rodríguez, Nely Ferreira e Luís Costa.