A Binaural Nodar, a Junta de Freguesia de Bodiosa e o Município de Viseu anunciam a inauguração no dia 18 junho 2020 da exposição virtual “Pedras Faladas: Memórias Geológicas de Bodiosa, Viseu”. A exposição pode ser visualizada nesta ligação.
A exposição virtual “Pedras Faladas: Memórias Geológicas de Bodiosa, Viseu” constitui uma homenagem às pessoas concretas que estiveram e/ou estão ligadas ao universo geológico da freguesia: antigos trabalhadores de minas, antigos pedreiros, ex-trabalhadores das empresas separadoras da Bodiosa Industrial Limitada e da Sociedade Mineira do Paiva, ou proprietários das ainda existentes empresas de moldagem artística de estanho e de pedreiras de granito, verdadeiras herdeiras atuais de uma magnífica epopeia mineral.
A exposição “Pedras Faladas: Memórias Geológicas de Bodiosa, Viseu” foi produzida pela Binaural Nodar, com a autoria de Luís Costa, Liliana Silva e de Rui Costa, teve a colaboração estreita da Junta de Freguesia Bodiosa e é parte integrante do projeto Viseu Rural 2.0, co-financiado pelo Programa Viseu Cultura do Município de Viseu.
Cabe um agradecimento sincero ao Exmo. Presidente da Junta de Freguesia de Bodiosa, Rui Ferreira e às pessoas que foram entrevistadas para o projeto: Manuel Silveira, Maria Morais, Leonel Madeira, Amadeu Carvalho, José Dionísio, António Lemos Bento e José Santos.