Exposição “Brinquedos e Brincadeiras”
Biblioteca Municipal de Castro Daire
15 Julho a 26 Agosto 2019
Inauguração: 15 Julho às 15h00
Exposição integrada no projeto “Memória sobre Rodas” de parceria entre a Biblioteca Municipal de Castro Daire e a Binaural Nodar.
Ao longo de séculos, gerações de crianças do município de Castro Daire interpretaram a vida, o sonho e o crescer em comum com a ajuda da memória e da matéria. Brincar significava não tanto passar o tempo, quanto entrar em rituais de passagem em que os brinquedos construídos, as lengalengas e as lendas constituíam mecanismos de ligação ao território, de conexão com as gerações anteriores e com a respectiva tradição oral e de aprendizagem da habilidade e da autonomia, o que hoje se poderia encaixar no movimento DIY (“do it yourself” ou faça você mesmo).
O impulso para a exposição “Brinquedos e Brincadeiras”, a qual estará patente na Biblioteca Municipal de Castro Daire entre o dia 15 de julho e 26 de agosto, partiu de uma série de recolhas etnográficas do projeto Memória Sobre Rodas realizadas em maio passado nas freguesias de Almofala e das Monteiras sobre modos de brincar de outros tempos na serra do Montemuro.
Nas várias entrevistas efetuadas salientaram-se uma série de jogos muito populares como o jogo da patela (semelhante ao jogo da macaca), o jogo da cavilha (jogado com dois simples pregos), o jogo da berrelha (como um hóquei ancestral e rural que em vez de baliza usava um buraco no chão), o arco e a flecha (construído com varetas de guarda-chuvas velhos e fio), o pião, a piorra, o estoira balas (construído em madeira ou cana, servindo para o lançamento de pedras, caroços, etc.), as andas de madeira, o jogo da malha em madeira ou em metal, as bonecas de trapos, os carrinhos de bebé em madeira, o jogo do botão, a bola de trapos para jogar futebol, o jogo do rapa, tira, deixa e põe (usando um pequeno pião com as letras R, T, D, P inscritas nas suas quatro faces) e tantos outros que hoje ainda estão na memória de muitos, os quais podem transmitir a sua experiência às gerações mais novas.
A exposição conta, para além dos brinquedos tradicionais, com textos de Lurdes Maravilha, Marta Carvalhal e Luis Gomes da Costa e com uma instalação sonora “Brinquedos e brincadeiras de Castro Daire” criada pela Binaural/Nodar expressamente para esta exposição com base em recolhas sonoras do projeto “Memórias sobre Rodas”.
A exposição “Brinquedos e Brincadeiras, que inclui uma grande quantidade de brinquedos e brincadeiras tradicionais, só foi possível com a colaboração de várias pessoas e entidades às quais o Município de Castro Daire agradece profundamente: a Exma. Profª Lurdes Maravilha, a Freguesia de Almofala, a Freguesia Monteiras, o Museu da Relva do Exmo. Senhor Ilídio Magueijo, o Museu do Brincar de Vagos, a Binaural Nodar e a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.