A Binaural Nodar tem o prazer de anunciar o espetáculo “Pontes Perenes sobre Águas Temporárias” que decorrerá em Vouzela no próximo dia 25 de maio pelas 16h00, estando integrado no VI Festival Gastronómico da Vitela de Lafões organizado pelo Município de Vouzela entre os dias 24 e 26 de maio.
“Pontes Perenes sobre Águas Temporárias” é um projeto da Binaural/Nodar, para a Rede Cultural Viseu Dão Lafões, na forma de concerto multidisciplinar de ativação multisensorial e antropológica de pontes do território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, usando todo o contexto envolvente, as características arquitectónicas das pontes e histórias locais para gerar experiências únicas e irrepetíveis.
O espetáculo de “Pontes Perenes sobre Águas Temporárias”, decorrerá nas margens do rio Zela junto à ponte dita “romana”, situada precisamente na Rua da Ponte, no contexto do qual serão ativados os sons da paisagem envolvente, serão contadas histórias locais da ponte e será feita uma homenagem à forte tradição musical do concelho, com a presença de membros da Sociedade Musical Vouzelense e do Rancho Folclórico da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Vouzela.
No caso específico deste espetáculo serão contados e encenados retalhos da vida da Rua da Ponte de outros tempos, desde o das gentes que chegavam à vila para irem à feira, Costeira abaixo depois de calcorrearem a pé o caminho antigo de Paços de Vilharigues (parte de um antigo caminho romano que ligava a serra ao litoral) passando por histórias da fonte da Nogueira situada mesmo ao lado da ponte, à pesca que se fazia no rio Zela ou a memórias de algumas famílias abastadas e da sua relação próxima com as famílias de caseiros que cuidavam das casas e dos terrenos situados na Rua da Ponte.
Ficha técnica:
Guião e texto original de Luís Costa
Intervenção visual na ponte “romana”: Liliana Silva e Diana Silva
Composição sonora de base: Rui Costa
Recolhas de testemunhos e masterização sonora: Luís Costa
Documentação fotográfica e videográfica: Liliana Silva e Luca Rullo
Montagem: Diana Silva, Liliana Silva, Luís Costa e Luca Rullo
Participação do Rancho Folclórico da ACR Vouzela e de músicos da Sociedade Musical Vouzelense
Testemunhos de Margarida de Almeida Coutinho, Lucinda Carreira, Manuel de Almeida Coutinho e Maria Alice Bordonhos
Agradecimentos: Rancho Folclórico da Acr Vouzela, Sociedade Musical Vouzelense, Município de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela (Dra. Raquel Ferreira) e ao senhor António Santos (Cavaleiro).