A Binaural/Nodar inaugurou ontem 2/12 na Biblioteca Municipal de Castro Daire a exposição multimédia “O Tempo das Coisas” de Luis Gomes da Costa e de Liliana Silva, concebida a partir de um trabalho coletivo de nove meses com utentes da Misericórdia de Castro Daire.
O projeto convocou e expressou as memórias pessoais de quinze utentes da referida IPSS através de um tipo particular de elementos simbólicos – alguns objetos pessoais dotados de alma, raiz e/ou de utilidade – invocando assim a própria raiz da palavra património: PATER – do pai, MONIUM – estado, ação ou condição. O Patrimonium romano era pois a herança, o que era transmitido para as gerações futuras, terras, casas, alfaias, animais ou objetos quotidianos.
Para além dos objetos cujas histórias contaram, as pessoas que colaboraram com o projeto conduziram os autores por lugares das respetivas localidades dotados de um significado especial para as mesmas: um monte com incógnitas pedras furadas, uma fonte santa, um cruzeiro por onde passava o rebanho da transumância, uma antiga escola primária, um velho pisão abandonado, uma horta, uma represa, etc., constituindo os sons e as vozes desses lugares a paisagem sonora que envolve a sala de exposições.
A inauguração contou a presença de muito público, entre os quais se encontravam o Exmo Presidente do Município de Castro Daire, Dr. Paulo Almeida e o Exmo. Provedor da Misericórdia de Castro Daire, Senhor Leonel Ferreira, sendo nosso dever agradecer com carinho e admiração pessoal aos habitantes participantes no projeto: Antero Cardoso Ribeiro (Parada de Ester), António Lourenço Pinto (Alva), António Jorge Pereira Monteiro (Vila Seca, Pinheiro), Carlos de Almeida Simões (Adenodeiro, Moledo), Fernando Duarte Chança (Gosende), Fernando Rocha Ferreira (Alva), Graça Maria Lucena Mendes (Vila Pouca, Castro Daire), Jacinto Monteiro Rei (Lamelas de Lá, Castro Daire), José Manuel de Almeida (Vila Meã, Moledo), Laura Maria Correia Pinto (Castro Daire), Marciano Silva (Balteiro, Moledo), Maria Armandina Costa Oliveira Duarte (Gosende), Maria Joaquina Paiva dos Santos, (São Joaninho), Martinho Augusto Rocha Foutinho (Mamouros) e Valentim da Costa Gomes (Gosendinho, Gosende).
Por último, homenageamos, por um lado, a equipa técnica da Misericórdia de Castro Daire que acompanhou o projeto em todas as suas fases, Joana Sá Melo e Tiago Alves Farreca e, por outro, a equipa do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, dirigida por Marta Carvalhal, pela fantástica disponibilidade durante a montagem da exposição e pela inclusão desta inauguração no contexto do evento oficial de encerramento do Ano Europeu do Património Cultural no concelho de Castro Daire.