Entre Fevereiro e Maio de 2017, a Binaural/Nodar acolheu no seu Lafões.Cult.Lab de Vouzela a investigadora social da Universidade de Cardiff, Dra. Cátia Rebelo, no âmbito do projeto Europeu Susplace, financiado pelas Marie Skłodowska-Curie Actions da European Commission, tendo a mesma investigadora desenvolvido trabalho numa aldeia onde a Binaural/Nodar tem vindo a fazer pesquisa etnográfica há já três anos: Carvalhal De Vermilhas, Viseu, Portugal, Município de Vouzela, Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.

Como resultado desse acolhimento foi realizado o documentário “LUGAR SENTIDO: CARVALHAL DE VERMILHAS”, da autoria de Cátia Rebelo e de Luis Gomes da Costa, com assistência de realização de Liliana Silva. O referido documentário consistiu numa avaliação coletiva pelos habitantes da aldeia sobre o sentido do lugar da mesma, o que correspondeu a perguntar a cada um/a: o que torna esta aldeia especial?

Como a curiosidade tem sido muita sobre este filme e como estamos num período em que os emigrantes da aldeia estão de volta às suas raízes, nem que seja por um breve período, decidimos publicar o filme na íntegra, para que o mesmo possa ser visualizado por todos/as os/as que amam ou têm interesse em conhecer esta belíssima aldeia na encosta da serra do Caramulo.

Resta-nos agradecer a colaboração dos habitantes da aldeia que participaram no filme, com especial destaque para a incansável Isabel Moita, coordenadora do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas que convocou/convenceu a maioria das pessoas a participar!

Eis o documentário “LUGAR SENTIDO: CARVALHAL DE VERMILHAS”. Esperamos que gostem!