OS SONS DO VALE SENALES
Masterclass de pesquisa sonora
31 agosto a 4 setembro 2024
Vale Senales (Trentino Alto Adige, Itália)

O coordenador da Binaural Nodar, Luis Costa, dirigiu entre os dias 31 de agosto e 4 setembro uma masterclass de pesquisa sonora no território alpino do Alto Adige, na fronteira entre a Itália e Austria, região onde a transumância de gado ovino é uma tradição muito viva.

Durante os cinco dias deste projeto foram registadas cerca de 1.200 paisagens sonoras de múltiplas tipologias e participaram 10 especialistas de várias áreas do conhecimento: entomologia, som para documentário, geografia, composição eletroacústica, filosofia, artes visuais, etc.

Parte do material sonoro registado fará parte de um núcleo museológico a criar, situado na localidade de Madonna di Senales, assim como do arquivo do projeto Europeu Réseau Tramontana, coordenado pela Binaural Nodar.

A Binaural Nodar agradece o convite do antropólogo Gianfranco Spitilli e da Associação Bambun APS para a coordenação desta masterclass, assim como o empenho dos participantes e o acolhimento da população destas comunidades de montanha do Vale Senales.

Fotografias de Luis Costa, Valentina Falagni e Daniela Brugger.

A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.