ALOMORFIA ELEMENTAR
Uma residência artística sobre a temática do barro negro de Ribolhos
Com Ana Margarida Ferreira
De 13 a 31 de agosto, 2024
Ribolhos, Castro Daire
Uma coprodução entre a Binaural Nodar, o Município de Castro Daire, através da Castro Daire – Biblioteca Municipal e a UF Mamouros, Alva e Ribolhos.
No contexto da programação regular da Oficina do Barro Negro de Ribolhos, espaço museológico inaugurado em setembro de 2023, está a ser acolhida entre 13 e 31 de agosto uma residência artística da artista Ana Margarida Ferreira.
O projeto de criação intitulado “Alomorfia Elementar”, parte de uma reflexão sobre as forças da natureza presentes no processo de criação com o barro negro, como a terra, a água, o ar e o fogo. O mestre oleiro procura o barro em terras aquosas, sendo que posteriormente faz com que a terra e a água se reúnam, fabricando o barro. Finalizada a peça, o barro descansa num processo de secagem, perdendo o elemento de ar. Por fim, o fogo engloba e transforma a peça em algo imutável, com a sua cozedura.
.
Em “Alomorfia Elementar” as etapas progressivas para a construção de peças de barro negro serão representadas através de duas peças de madeira de forma simétrica, mas com texturas diferentes, às quais será associada uma componente sonora, focada nos elementos de água, fogo e ar.
Ana Margarida Ferreira é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto e mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro. Já participou em exposições colectivas como “Da Sombra” (Ermesinde, 2020), “Estado de Emergência” (Viseu, 2021), “Entre Tempos e Lugares” (Aveiro, 2022) e “Hippocampus” (Vilnius, 2023). Em 2023 desenvolveu o projeto de criação “Janelas de Outrora”, concebido e inaugurado na aldeia de Nogueira de Côta (Viseu) e desde março de 2023 é técnica de produção e multimédia na Binaural Nodar.
A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes.